A Arte da Maquilhagem

A arte da maquilhagem teve origem no Egito, onde as pessoas pintavam os olhos para protegê-los, já que eram considerados os espelhos da alma, e também em sinal de respeito pelo deus do sol. 

Outros povos também utilizavam pinturas no rosto, muitas vezes como artifício para diferenciar membros de cada aldeia, para celebrar de rituais religiosos, para firmar condição de guerra entre povos e também para simbolizar a passagem de fases da vida. 

Na idade média, a maquilhagem era muito usada para representar o frescor da pele, numa tentativa de simular a pele das crianças, disfarçando as diversas doenças sem tratamento, que existiam na época. 

Entre os séculos XVIII e XIX, a maquilhagem passou a ser vista com maus olhos: era atribuída a práticas de bruxaria. 

A partir do século XX, começou a generalizar-se, em quase todo o mundo, para disfarçar as imperfeições do rosto e para mostrar beleza, em tempos de guerra. Com o emergir das divas de cinema, a maquilhagem tornou-se um fenómeno. Até os homens começaram a usar uma base ou lápis de contorno de olhos. 

Na sequência da maquilhagem começaram a   surgir outros produtos de cosmética, para completar o visual e, assim, surgiram diversos tipos de maquilhagem, adaptados à ocasião, ao momento e à época: maquilhagem de dia, de noite, de festa, para eventos, maquilhagem para noivas, caracterização…

Nos dias de hoje, com a adesão às redes sociais, a maquilhagem tem uma importância ainda maior, pois quem usa, já não a mostra apenas num determinado espaço, mas em qualquer parte do mundo.

Apesar de as aplicações que suportam as redes sociais possuírem funções e filtros que ajudam a reduzir as imperfeições, as mulheres gostam de usar maquilhagem… e gostam de utilizá-la em qualquer situação.   Sim, porque se antes a maquilhagem era usada apenas para ocasiões especiais, hoje em dia usamo-la para ir às compras ou para ir trabalhar, simplesmente para nos sentirmos mais bonitas e confiantes.

A frase “a maquilhagem faz milagres” pode muito bem ser verdadeira, dado que não há necessidade de mostrar pequenas imperfeições, se podemos cobri-las, quanto mais não seja para nos sentirmos melhor na nossa pele…

A MAQUILHAGEM É UMA FORMA DE ARTE, que faz bem à nossa autoestima.

Venha aprender esta arte mágica, com os nossos profissionais, na Escola CEN!

Por Patrícia Santos e Aida Sousa

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *