Higiene e descontaminação

A pandemia relacionada com a COVID-19 veio alavancar a preocupação dos profissionais da área dos cuidados de beleza para os procedimentos de higiene e descontaminação de objetos e instalações.

Mas, em que consiste a descontaminação?

A descontaminação é a designação geral atribuída a todo o método que permita a redução da quantidade de microrganismos, em objetos e superfícies. No entanto, aceitaria ser cliente de uma esteticista se ela lhe garantisse que conseguiu destruir 50% dos microrganismos dos instrumentos que vai usar em si? Claro que não!

Então, que processos ou métodos de descontaminação poderemos usar? Destacaremos 3 processos: lavagem, desinfeção e esterilização.

A escolha do processo depende do nível de descontaminação requerida, em função da contaminação do instrumento e do risco que a sua utilização representa.

LAVAGEM

Remoção mecânica da sujidade visível, resultando, também, na eliminação de uma grande quantidade de microrganismos. A lavagem é um pré-requisito para todos os processos de desinfeção e esterilização.

A secagem completa dos objetos e superfícies deve ser garantida, pois a humidade favorece o crescimento microbiano.

Eficácia: remoção do sujo de até 80% dos microrganismos.

Usado para: todo o material que apresenta um risco baixo de contaminação, porque não vai estar em contacto direto com o indivíduo, ou entra em contacto apenas com a pele íntegra (sem lesões).

Agente: detergente (os mais eficazes devem conter na sua formulação “tensoativos”, que têm a finalidade de limpar através da redução da tensão superficial, dispersão e suspensão do sujo).

DESINFEÇÃO MÉDIO NÍVEL

Processo que elimina bactérias vegetativas, a maioria dos vírus e fungos. Não elimina esporos bacterianos.

Eficácia: remoção de cerca de 90% dos microrganismos, não eliminando os esporos bacterianos.

Usado para: todo o material que apresenta um risco médio de contaminação, porque não apresenta o risco de penetrar no interior do organismo, através da pele.  

Produtos: álcool Etílico a 70% Vol e Hipoclorito de Sódio a 1%

DESINFEÇÃO DE ALTO NÍVEL

Processo de eliminação da totalidade dos microrganismos e esporos bacterianos.

Eficácia: remoção de 100% dos microrganismos.

Usado para: todo o material que apresenta um risco elevado de contaminação, por penetração através da pele, no interior do organismo.

Agentes: glutaraldeído ou ácido paracético.

ESTERELIZAÇÃO

O processo consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão, durante um período suficiente para destruir todas as formas de vida microbiana. O aparelho usado denomina-se autoclave. Para a maioria dos instrumentos, deve ser usada uma temperatura de 134º e o processo de esterilização durará 10 minutos.

Esperamos que esta matéria seja útil!

Por Nataniel Silva

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *