O que mudou no cliente de estética, com a pandemia?

Sente que o seu cliente mudou com a pandemia? A resposta é simples: sim, mudou e provavelmente não volta a ser como era.

A beleza tem sido um dos aspetos mais importantes em todas as sociedades, desde o antigo Egipto até à moderna sociedade digital, em que nos encontramos. O conceito de beleza também tem evoluído com a sociedade; hoje procuramos uma beleza inclusiva, que potencie a beleza única de cada ser humano e que nos dê segurança e autoestima, para enfrentar os desafios da sociedade atual. Longe ficam os tempos em que a beleza era um padrão único, que todos queríamos repetir, hoje queremos que seja a cosmética a adaptar-se à nossa personalidade e a ajudar-nos a mostrar ao mundo aquilo que temos de melhor.

Fazemos parte de uma sociedade empoderada, onde o consumidor está mais informado, dispõe de múltiplas opções de compra e quer uma resposta imediata à suas necessidades. Como devemos encarar esta nova realidade do consumidor? A cosmética profissional deve estar preocupada?

Sem dúvida, é um cenário de oportunidades, mas que requer capacidade de adaptação por parte das esteticistas, principalmente em três áreas:

– Conhecimento especializado: a procura de informação correta e fidedigna, própria de especialistas; a esteticista deve ter um conhecimento profundo sobre a pele e sobre a forma como os tratamentos cosméticos ajudam a ter uma pele mais saudável, protegida e cuidada.

– Soluções rápidas: o consumidor atual quer soluções imediatas, caso contrário procura outras soluções. Um dos fatores de sucesso dos centros de estética será a capacidade de oferecer soluções no momento e também a capacidade de simplificar a comunicação com o cliente, nesse sentido as ferramentas digitais e o estar disponível online, vão ter cada vez maior relevância.

– Experiência do consumidor: o cliente quer usar o seu dinheiro em experiências positivas, por isso, na opinião do CEN, a capacidade dos centros de estética de proporcionar experiências positivas aos clientes será, também, um fator de sucesso e de fidelização de clientes.

Acredito que a cosmética profissional está a passar por um momento de grandes oportunidades, mas, para tirarmos partido desta circunstância, teremos de conseguir adaptar os nossos serviços às necessidades do cliente.

É momento de pensar no seu crescimento e na sua formação, conheça os diferentes cursos que temos no CEN, especialmente o novo MBA em Estética, que irá ajudar os centros de estética a aproveitar as oportunidades do mercado atual.

Por Carlos Lobato

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