Corpos de verão – o contributo da eletroterapia, como complemento aos tratamentos estéticos.

Com a chegada do verão, surgem novamente as preocupações com o corpo e as inseguranças que afetam a autoestima da maioria das pessoas. Incómodos com a celulite, a gordura localizada e flacidez, levam a um aumento da procura destes tratamentos em centros de estética.

Torna-se importante perceber a origem destas alterações inestéticas, para uma melhor adaptação do tratamento e recurso a técnicas de eletroterapia que podem potenciar, e muito, os resultados.

A celulite é uma alteração do tecido conjuntivo, onde ocorrem dois fenómenos fundamentais: hiperviscosidade da substância fundamental e hipertrofia das células adiposas, para dar origem a uma esclerose do tecido (endurecimento do tecido). Os fenómenos referidos conduzem a uma acumulação anormal de água e toxinas no tecido subcutâneo, provocando um abrandamento da circulação, alteração dos intercâmbios celulares e consequente degeneração das fibras. Assim sendo, técnicas como a radiofrequência, o ultrassom e até mesmo a pressoterapia, são essenciais para resultados mais eficazes.

A radiofrequência é um método de geração de calor intradérmico, não invasivo e onde há controlo do calor gerado, mantendo, assim, a integridade da célula. Trata-se de uma onda eletromagnética, que atravessa o organismo produzindo o efeito de calor. Devido a este efeito térmico, obtém-se uma vasodilatação periférica local, um aumento da circulação sanguínea, melhoria da oxigenação e aumento do metabolismo celular. O calor gerado contribui também para o processo de lipólise, diminuindo a gordura nos adipócitos.

Para tratar celulite, o ideal será utilizar radiofrequência monopolar ou multipolar.

Outra técnica de eletroterapia, que complementa um tratamento anticelulítico, é o ultrassom a 3MHz, que atua a nível do tecido conjuntivo e adiposo, produzindo alterações térmicas, mecânicas e químicas na zona de aplicação, promovendo mudanças a nível das fibras de colagénio e estimulando a circulação, contribuindo para reabsorção de edema, sendo por isso fundamental no tratamento de graus de celulite mais avançados. A pressoterapia atua como uma drenagem linfática mecânica, ajudando a promover as funções biológicas do corpo, estimulando o retorno venoso e linfático, tornando-a também imprescindível num tratamento anticelulítico.

Os tratamentos da gordura localizada podem ser complementados com Laser Lipolítico, cavitação, criolipólise e radiofrequência monopolar. São técnicas que atuam ao nível dos adipócitos, promovendo a diminuição de gordura nos mesmos. O laser promove o aumento da permeabilidade da membrana do adipócito, facilitando a eliminação da gordura; a cavitação conduz à rutura dessa membrana e a criolipólise induz a apoptose celular do adipócito, sendo por isso a técnica mais eficaz na eliminação de gordura.

A flacidez pode ser tratada com recurso a técnicas como a radiofrequência bipolar e a electroestimulação, sendo que no caso da electroestimulação, como se trata da utilização de corrente farádica ou russa, com o objetivo de provocar a contração do músculo, através de um impulso elétrico, que simula o impulso nervoso e estimula diretamente as fibras musculares, a profissional de estética consegue melhorar também o tónus muscular, obtendo por isso resultados muito mais eficazes.

Por Marta Ferreira

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *