Saiba mais sobre proteção solar – e proteja-se!

By 0 , , , , Link 3

Sabia que o Fator de Proteção Solar (FPS) se refere ao tempo que um protetor solar lhe permite ter a pele exposta ao sol, sem se queimar?

Por exemplo, uma pessoa com um fototipo 1 (ou seja, com pele mais clara, normalmente pessoas louras ou ruivas), só consegue estar ao sol, sem proteção e sem se queimar, durante cerca de 5 a 10 minutos. Se aplicar, eventualmente, um protetor com FPS 30, significa que pode estar ao sol, sem se queimar, cerca de 150 a 300 minutos (fator multiplicativo).

Parece fácil, não é? Mas, será assim tão linear? Não. Na verdade, manter a proteção durante tanto tempo, vai depender de muitos outros fatores, nomeadamente:

– A quantidade de protetor solar aplicado. Para conseguir o FPS prometido, deveríamos colocar cerca de 2g por cm2 de pele, e, na realidade, colocamos uma média de 0,5 ou 1 g. É por isso que é tão importante reaplicar o protetor solar ao longo do dia, principalmente se transpirarmos, realizarmos atividade física ou se formos ao banho.

– A região geográfica, por exemplo, se estivermos mais perto do equador, onde a radiação solar se faz sentir mais intensamente, a proteção deve ser aumentada.

– As condições climatéricas; é preciso ter atenção aos dias nublados ou ventosos, porque a intensidade das radiações solares não diminui por causa disso e é importante manter um nível de proteção elevado.

– Estar na água ou na neve exige igualmente proteção elevada, pois tanto uma como a outra refletem as radiações solares.

Assim, ao escolher o protetor solar para si e para a sua família, considere sempre o tipo de pele que cada um tem, a forma como se vai expor, a região onde se vai expor e as condições em que o fará. No mercado encontrará uma variedade suficientemente grande de produtos para dar resposta às suas necessidades e para manter a sua pele protegida.

Não descure a proteção das crianças, que têm sempre uma pele mais sensível, e garanta que usam um boné para proteger a cabeça e uma T’shirt, se andam a brincar livremente ao sol.

Além disso, evite sempre as horas de maior incidência das radiações solares, nomeadamente entre as 12h e as 17h.

ANDREA VALOMO tem à sua disposição protetores solares que vão desde o FPS 20 ao FPS 50, com texturas variadas, em creme ou em spray, adequados a rosto e ao corpo e com opções para peles secas ou peles oleosas – para que possa conquistar o seu bronzeado natural, mas sempre bem protegido!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *