Bambuterapia: uma original técnica de massagem

A Bambuterapia, como o próprio nome indica, recorre a um elemento da natureza: o bambu. O bambu é uma planta que cresce sobretudo em zonas tropicais ou temperadas e à qual se foi dando um sem número de aplicações.

Para além do uso em construções indígenas, artesanato, componentes para construção e indústria de mobiliário, na segunda metade do Séc. XX o uso do bambu nas diversas áreas industriais intensificou-se, incluindo a indústria do papel e sendo utilizado inclusivé na produção de alimentos.

Esta planta é uma planta muito particular, na medida em que se trata de uma espécie que, para além de ser muito versátil, após um período inicial de crescimento mais lento, cresce e renova-se de uma forma muito rápida, sem necessidade de replantação, podendo atingir uma altura de 25 metros.

Para os chineses, o bambu representa força, beleza, leveza e flexibilidade. Um dos famosos provérbios chineses diz que “não há que ser forte, há que ser flexível”, como o bambu, para alcançar as metas e objectivos que traçamos para a nossa vida.

No ano 2003, o terapeuta francês Gil Amsallem, detentor de várias especializações em Drenagem Linfática e outras técnicas de massagem, desenvolveu essa técnica a que chamou Bambuterapia, recorrendo a canas de bambu, que utiliza como se fossem rolos, para executar os movimentos da massagem e obter os efeitos pretendidos. Esta é uma massagem sensorial e na qual o terapeuta juntou as várias técnicas que domina, desde a drenagem linfática, passando pela massagem de relaxamento, o shiatsu e a reflexologia.

As canas de bambu utilizadas variam de tamanho desde as mais pequenas às mais longas, variando também o seu diâmetro, de acordo com as zonas do corpo onde vão ser aplicadas e com o objectivo de atingir todas as zonas corporais e proporcionar sensações diversas a quem recebe a massagem.

Esta original técnica de massagem, para além do aspeto sensorial e do relaxamento muscular profundo, vai trazer benefícios ao nível da tonicidade muscular, da estimulação da circulação sanguínea e da circulação linfática, podendo ser aplicada tanto para fins estéticos como para fins terapêuticos.

Para acrescentar estes preciosos saberes e técnicas ao seu portfólio e ter mais uma forma de cativar as suas clientes, contacte o CEN e saiba como realizar a formação em Bambuterapia.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *