Massagem pré e pós-operatória

A massagem no período pré e pós-cirúrgico reveste-se de uma importância muito relevante, dado que contribui não só para o sucesso da intervenção como também para o sucesso da recuperação.

Atualmente, este tipo de massagem faz mesmo parte dos referenciais de formação dos cursos de Esteticista e de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar, com o objectivo de dotar estes profissionais dos conhecimentos necessários para reconhecerem a necessidade de preparar a pele para uma melhor cicatrização, identificarem a melhor forma de contribuir para a melhor e mais rápida recuperação cirúrgica e aplicarem as técnicas mais adequadas à facilitação da drenagem e diminuição do edema, reduzindo, assim, também, o sofrimento do paciente (ANQEP, Catálogo Nacional de Qualificações).

A verdade é que os cuidados que uma pessoa possa empreender no período pré e pós-operatório são fundamentais para o sucesso de qualquer tipo de intervenção, quer se trate de uma cirurgia estética, quer se trate de outro tipo de cirurgia. Este tipo de procedimento vai gerar alterações no organismo, ao nível metabólico e fisiológico, cuja intensidade depende não só do tipo de cirurgia mas também da condição e capacidade de cada sujeito.

A esteticista ou o técnico(a) de massagem podem, por isso, contribuir de forma determinante neste processo. A preparação prévia da pele, para promover a hidratação e renovação celular, a manipulação dos tecidos (através de massagem) para descongestionar as vias linfáticas, estimulando a circulação linfática e sanguínea e melhorando a oxigenação dos tecidos, vai ajudar a promover a cicatrização e prevenir o edema e a possível dor. A massagem, além disso, consegue um estímulo do reforço muscular. Podemos, então, afirmar que a intervenção destes profissionais contribui para que o organismo da pessoa a ser intervencionada esteja na posse das suas plenas capacidades, durante todo o processo, tornando-se mais capaz de responder ao desafio que representa uma cirurgia.

A massagem de drenagem linfática é a massagem de excelência para estas situações. É aconselhada no período pré-operatório, pelas razões já mencionadas (descongestionamento e estimulação da circulação linfática e sanguínea, com todos os benefícios que daí resultam), e igualmente no período pós-operatório, pelas mesmas razões. Após uma intervenção cirúrgica é comum dar-se uma retenção anormal de líquidos (edema), para além de existir dor e, naturalmente, uma cicatriz. A eliminação desse excesso de líquidos é fundamental para que o organismo possa voltar ao seu normal funcionamento e recupere o bem-estar. A massagem de drenagem vai atuar exactamente nesse sentido, diminuindo o edema e a dor, promovendo a cicatrização e diminuindo os eventuais processos inflamatórios, também normais na sequência das intervenções.

Importa realçar e, sobretudo, alertar que qualquer intervenção por parte de esteticistas e técnicos de massagem, sobretudo no que toca a massagem de drenagem (a qual possui igualmente contra-indicações), para além de devidamente coordenada com a acção médica, obedece a critérios e requisitos muito específicos, de acordo com as condições do paciente/cliente e com a natureza do seu problema. Só profissionais devidamente credenciados para o efeito devem proceder a este tipo de cuidados e de massagem, pois as consequências de manobras indevidamente realizadas podem ser tão ou mais prejudiciais do que benéficas.

Para saber mais sobre massagem pré e pós operatória, consulte a sua Escola de sempre em www.cen.pt

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *