Shantala – massagem para bebés

By 0 , , , Link 0

Em 1976, o obstetra francês Frédérick Leboyer (Paris, 01.11.1918 –  Vens, 25.05.2017), lançou o livro Shantala, Uma arte tradicional de massagem para bebés (Loving Hands: The Traditional Art of Baby Massage) dando a conhecer ao mundo uma atividade bastante comum que, na Índia, as mães praticavam com os seus bebés e que o tinha impressionado durante uma visita que realizou a Calcutá.

Numa rua daquela cidade, Leboyer teve oportunidade de observar uma mulher que, de forma muito natural executava uma massagem no seu bebé, seguindo uma tradição milenar do seu país.

Em homenagem a essa mulher, que autorizou Leboyer a registar todos os movimentos que executava com a criança, ao longo de vários dias, Leboyer chamou a essas manobras de massagem, que na Índia não têm nome especifico, Shantala. E desde aí, a massagem para bebés foi-se tornando cada vez mais popular, estando cientificamente comprovados os seus benefícios.

O que mais encantou Fréderick Leboyer nesta atividade de massagem foi a relação, a interação e vinculação, o sentimento que se estreitava entre mãe e filho, enquanto a mulher fazia deslizar as suas mãos por todo o corpo da criança, deixando-a calma e relaxada. Por isso ele quis transmitir essa técnica ao mundo ocidental, onde hoje em dia ela pode ser utilizada para cultivar e aprofundar a relação entre pais (mãe e pai, naturalmente) e filhos, com o toque carinhoso, essa proximidade que comunica o amor de um pai pelo seu bebé, tão importante para alicerçar relações que tendem com os anos a tornar-se complicadas.

A massagem Shantala vai, no entanto, mais longe. Ela é considerada uma atividade terapêutica, que pode ser executada a partir do momento em que o bebé completa o seu primeiro mês e vai trazer-lhe, para além do conforto e proximidade/intimidade com os seus progenitores, outros benefícios que são de importância a considerar, nomeadamente:

– ajuda aliviar as cólicas pela facilitação da digestão e diminuição da tensão intestinal;

– equilibra o sistema imunitário;

– melhora a circulação sanguínea, promovendo o aumento de oxigénio

– equilibra o ritmo respiratório e promove a libertação de secreções

– estimula os 5 sentidos

– desenvolve a coordenação motora ativa

– favorece a libertação da hormona do crescimento

– diminui as hormonas causadoras de stress

– melhora a condição da pele

– relaxa e tonifica

– facilita o sono do bebé

Entre outros.

Esta é de facto uma técnica que pode ajudar não só os pais, mas outros familiares e cuidadores de crianças, a estreitar a sua relação com as crianças, mas também a favorecerem o seu bem-estar e conforto.

Gostaria de saber mais sobre a massagem Shantala? Os nossos profissionais esperam por si nas Escolas CEN.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *