O E-Commerce e a conquista de novos mercados

E-commerce é um termo usado para descrever as transações comerciais que acontecem online. Ele refere-se à compra e venda de produtos e serviços através da internet. É um dos principais meios de comércio eletrónico e inclui tudo, desde a compra de produtos em sites de comércio eletrónico ou lojas virtuais até à realização de transações financeiras com serviços de pagamento online.

O E-commerce é uma ótima maneira de as empresas se conectarem com novos clientes e expandirem o seu alcance. É também útil para aumentar a visibilidade de uma empresa e torná-la mais acessível. Com o aumento da popularidade do comércio eletrónico, são cada vez mais as empresas que estão a adotar o e-commerce para se conectarem com os seus clientes.

Existem vários benefícios do E-commerce, tanto para os consumidores como para os empresários que optam por este modelo de negócio.

No caso dos consumidores, alguns dos principais benefícios incluem:

Comodidade: os clientes podem comprar produtos online, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem terem que se deslocar fisicamente a uma loja.

Variedade: os consumidores têm acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços, disponíveis em múltiplas lojas online em todo o mundo.

Comparação de preços: os consumidores podem comparar, facilmente, os preços de diferentes produtos em várias lojas online, antes de fazer uma compra.

Economia de tempo: os clientes podem economizar tempo ao fazer compras online, pois não precisam esperar em filas, procurar estacionamento ou percorrer corredores de lojas físicas.

Por outro lado, para os empresários, podemos dizer que os benefícios são:

Acesso a um público maior: as empresas podem alcançar um público global, sem precisar investir numa presença física, em várias localizações geográficas.

Redução de custos: as empresas podem reduzir os custos operacionais, por não precisarem investir em diversos locais físicos e em stock parado.

Análise de dados: os empresários têm a possibilidade de recolher e analisar dados de clientes, para entender melhor os seus comportamentos e preferências, o que lhes permite personalizar a sua oferta.

Maior flexibilidade: as empresas podem fazer alterações rápidas nos seus catálogos de produtos e serviços, preços, entre outros, em resposta às mudanças no mercado e à procura pelo cliente.

Expansão do mercado: as empresas podem facilmente expandir o seu mercado de clientes para outras regiões ou países, sem ter de investir em infraestruturas ou pessoal adicional.

Com todas essas vantagens, é fácil entender o porquê de o e-commerce ser uma escolha cada vez mais comum, para quem deseja comprar ou vender produtos e serviços.

Em Portugal, onde existem ainda alguns desafios a vencer, como a iliteracia digital e a dificuldade no acesso a tecnologias de ponta, especialmente em regiões mais remotas e menos desenvolvidas, a taxa de penetração da internet é, ainda assim, relativamente elevada, com mais de 70% da população portuguesa a usar a internet regularmente (segundo dados da Eurostat de 2020) e o comércio eletrónico está em expansão.

Todos se esforçam por se adaptar às novas exigências do mundo digital, sobretudo as empresas, os empresários e as marcas, que têm de ir ao encontro do cliente, no local onde o cliente os procura: online.

Por Elisabete Freitas

2 Comments
  • Patrícia Sousa
    Janeiro 10, 2024

    Boa tarde. Pretendo trespassar o meu espaço de cabeleireiro no centro da cidade de Barcelos.
    Está totalmente montado e equipado.
    Uma vez que as meninas estão a terminar o curso e queiram se lançar neste mercado não tem que realizar obras. É só começar a trabalhar.

  • CEN
    Janeiro 11, 2024

    Olá, bom dia. O ideal, neste caso, será enviar os dados do espaço e do trespasse, com o seu contacto, diretamente para a nossa escola do Porto ou para o email apoiocliente@ce.pt.
    Obrigada! EF, CEN

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *