A busca do bronzeado perfeito

Em cada verão, o objetivo de muitos de nós é atingir o bronzeado perfeito, aquela tonalidade dourada e uniforme que nos faz sempre parecer mais saudáveis e que eleva o nosso astral.

O bronzeado perfeito, no entanto, vai depender de cada pessoa e a facilidade para o atingir vai depender do fototipo de cada pele.  Contudo, há toda uma série de cuidados e de truques que tornam a tarefa mais fácil e proporcionam resultados mais satisfatórios.

O que é preciso nunca esquecer, e nunca é demais repetir, é que a proteção solar de amplo espetro (que proteja a pele tanto dos raios UVA como dos raios UVB) é obrigatória, porque a verdade é que o fato de a pele bronzear é a resposta do organismo à agressão causada pelas radiações solares. Por isso, a exposição ao sol deve ser feita de forma gradual, com moderação e proteção, e durante as horas recomendadas!

Ultrapassada essa recomendação obrigatória, relembramos que é preciso preparar a pele para o verão, ainda antes que ele chegue. Já em outros momentos falámos sobre a importância de manter a pele do corpo hidratada durante todo o ano – e esse é um passo muito importante. A hidratação, antes e após a exposição ao sol, com produtos contendo ureia, nomeadamente, vai evitar que a pele resseque ou descame. O momento mais apropriado para aplicar cremes hidratantes, no corpo e rosto (o creme especifico para cada zona e adequado ao tipo de pele), é após o banho, momento em que a pele, por se encontrar ainda húmida, está mais recetiva à absorção dos produtos.

Antes do período da praia propriamente dito, realizar uma boa esfoliação da pele, para remover as células mortas, uniformizar a textura da pele e ajudar a obter um bronzeado bonito e  uniforme, é uma excelente medida. Esse procedimento vai permitir também que a pele esteja mais recetiva aos hidratantes, aos cremes solares e esteja mais preparada e protegida do sol.

Outra preparação que pode ir fazendo uns dias antes de iniciar a exposição solar, e continuar ao longo do verão, passa pela alimentação. Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno  (cenoura, tomate, abóbora, mamão e vegetais verde escuros, como os brócolos e os espinafres, por exemplo) vão acelerar a pigmentação da pele e ajudar a manter o bronzeado.

Em relação aos protetores solares, eles devem ser escolhidos de acordo com o fototipo da pele, isto é, peles claras, por terem menos resistência ao sol, devem usar sempre proteção solar mais elevada. Também devem ser adequados aos horários em que a exposição solar ocorre (embora se recomende sempre que a exposição solar decorra nas primeiras horas do dia, momento em que o sol é muito mais benéfico para a pele e saúde do corpo em geral, ou mais ao final do dia) e devem ser aplicados pelo menos 30 minutos antes da exposição solar, sendo reaplicados a cada duas horas, ou após cada mergulho e/ou práticas desportivas. Certas zonas do corpo são mais sensíveis ou ficam mais expostas, por isso é importante repor a proteção nessas zonas (rosto, ombros, decote), ou mesmo usar um fator de protecção superior.

Nos dias em que o sol está tímido ou as nuvens parecem não deixar passar os seus raios, não se iluda – a protecção é igualmente necessária, pois os raios nocivos passam mesmo através dessas nuvens. E mesmo quando está na sombra do chapéu ou dos toldos da praia, não dispense a proteção, pois esses mesmos raios refletem na areia e na água e atingem a sua pele da mesma forma.

A textura dos protetores (creme, gel ou spray)   não interfere na sua eficácia, mas poderá ser mais adequada a um ou outro tipo de pele: loções e cremes são mais adequados a peles normais e secas, enquanto o formato em gel ou spray poderá ser mais adequado a peles oleosas. Mas, o importante mesmo, é que seja confortável e fácil de aplicar de maneira uniforme em toda a pele.

Além disso, existem hoje em dia toda uma variedade de produtos solares, em diferentes formados, para as diversas aplicações. Para além dos habituais cremes, loções ou sprays, com fatores de proteção desde o mais baixo ao mais elevado, existe maquilhagem com protecção solar adequada ao verão, protetores labiais já com diferentes fatores de protecção e ambos os filtros solares (UVA e UVB), produtos para aplicação após a exposição solar, com o objetivo de acalmar a irritação ou vermelhidão, ajudando na proteção e regeneração da pele e até mesmo produtos fluidos, em forma de ampolas, com ativos concentrados de forma a proteger, reparar e reforçar os mecanismos de defesa da pele de forma mais intensa, quando se abusou um pouco mais do sol.

Poderá encontrar toda esta variedade de produtos e tudo o que precisa para uma pele saudável e bronzeada na gama solar da BABOR. E aproveite o seu verão!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *