Rir é o melhor remédio, ou o poder de uma gargalhada

By 0 , , Link 0

“Rir é o melhor remédio” é uma frase que todos já utilizámos numa ou outra ocasião, com convicção ou com ironia, mas, provavelmente, sem pensar no quanto essa expressão está impregnada de verdade.

Rir, é algo tão simples e tão fácil e tem uma influência tão positiva sobre quem ri e sobre quem rodeia a pessoa que ri, que o deveríamos, de facto, fazer com muito mais frequência. Além disso, o riso é algo absolutamente contagiante, pelo que os benefícios se podem multiplicar à medida que ele se vai transmitindo de pessoa em pessoa! Quantas vezes não demos por nós a rir sem já nem saber porquê, simplesmente porque alguém por perto se ri às gargalhadas?

O riso funciona como um catalisador energético, que tem a capacidade de nos manter motivados e felizes e com muito melhor disposição para fazer face às dificuldades que nos surjam.

A facilidade em rir e soltar uma bela gargalhada é, logo à partida, uma característica que nos torna mais agradáveis aos olhos dos demais, ajudando-nos a cativar quem nos rodeia, pelo que, os benefícios a nível social são, desde já, inegáveis.

Mas, para além disso, e até mais importante, vários estudos científicos confirmam que rir nos proporciona igualmente benefícios a nível físico e psicológico. Vejamos quais:

– rir no momento certo, pode ajudar a amenizar momentos complicados e até a resolver conflitos;

– rir acrescenta alegria e entusiasmo à vida;

– o ato de rir com verdadeira satisfação, faz com que sejam libertadas substâncias extremamente importantes e veiculadoras do bem estar físico e emocional do ser humano, tais como a dopamina, a serotonina e a endorfina;

– rir promove a redução das hormonas responsáveis pelo stress (o cortisol e a adrenalina), acalmando, portanto, a tensão física e psicológica;

– rir reduz a ansiedade e o medo e amplia a resiliência;

– quando rimos há uma maior inalação de ar e, consequentemente maior absorção de oxigénio pelos pulmões, o que ajuda a combater possíveis problemas respiratórios;

– rir com regularidade estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, aumenta a oxigenação das células, tecidos e órgãos do nosso corpo;

– rir pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e a aumentar o nível de colesterol bom no sangue;

– o riso melhora a qualidade do sono e reduz as insónias;

– quando rimos “até às lágrimas”, eliminamos toxinas acumuladas no organismo;

– rir queima calorias: uma sessão de 10 a 15 minutos de boas gargalhadas pode queimar até 40 calorias;

– rir movimenta 12 músculos faciais e dar gargalhadas movimenta 24, tal movimentação dos músculos tem a capacidade de retardar o aparecimento das rugas.

Conclusão: rir, para além de ser o melhor remédio, é fácil e é gratuito… Por isso, não se contenha, liberte a sua gargalhada!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *