Reflexologia Auricular – uma técnica milenar

 

A reflexologia auricular é mais uma técnica milenar, uma arte de cura, praticada na China e no Egito desde há mais de 5000 anos. Ela faz mesmo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa e tem provado conseguir importantes resultados no tratamento de diversas patologias.

A técnica da reflexologia auricular, à semelhança de outras técnicas de reflexologia, baseia-se no princípio da existência de pontos reflexos, neste caso na orelha, que se relacionam com diversas partes do corpo: órgãos, vísceras, zonas ósseas principais, glândulas e sistema nervoso. A orelha é essencialmente um tecido cartilaginoso onde se encontram múltiplas terminações nervosas importantes e vários conectores para o sistema nervoso central, atuando como condutores, recebendo e emitindo informações sensoriais. A estimulação dos pontos auriculares, ou reflexos, vai produzir efeitos na parte do corpo correspondente, promovendo o seu estado ou funcionamento normal e o alívio da dor nessa região.

O objetivo desta terapia é essencialmente a recuperação do equilíbrio do corpo e do normal funcionamento de cada órgão, através da libertação de toxinas e de uma melhor comunicação celular. Ela pode ser usada como meio de diagnóstico, manutenção da saúde e forma de prevenção de enfermidades.

Atualmente estão identificados mais de 130 pontos reflexos na orelha, que formam um mapa de terapia auricular, com efeitos terapêuticos comprovados. A forma de estimular esses pontos varia, podendo ser executada através da utilização de agulhas, como na acupuntura, mas também recorrendo a métodos não invasivos, com a utilização de esferas ou sementes, que se aplicam sobre os pontos auriculares (após a devida identificação do ponto especifico com relação ao problema que se quer tratar). As esferas ou sementes são mantidas na posição com a ajuda de pequenos adesivos, durante o tempo considerado necessário, para estimular o sistema nervoso e produzir o efeito desejado.

A reflexologia auricular trata ou ajuda a tratar problemas tão diversos como:

Problemas de pele (estrias, acne, alergias)

Problemas circulatórios (edemas, varizes)

Doenças do sistema urinário

Obesidade

Algias da coluna vertebral, enxaquecas e problemas digestivos

Insónia

Depressão

Ansiedade

Dependência de drogas, álcool ou tabaco

Também produz efeitos em tratamentos de beleza e anti envelhecimento e, mesmo quando não é só por si a única técnica necessária, fornece um apoio inestimável e potencia os efeitos de outros métodos que possam ser utilizados.

Esta é mais uma técnica que qualquer profissional da área da saúde ou da beleza terá vantagem em dominar pelo grande suporte que pode fornecer à sua atividade – venha saber mais no CEN.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *