Proteja a sua saúde, praticando desporto

By 0 , , Link 0

Quando se fala em desporto, não estamos a falar só de desporto de competição. O desporto pode significar qualquer tipo de atividade física que faça o nosso corpo mover-se com ritmo e com regularidade, contribuindo para a saúde geral do organismo.

O fato de o ser humano levar um estilo de vida cada vez mais sedentário, começando pelas crianças, que passam horas em espaços fechados, entretidas em jogos de computador, em vez de estarem ao ar livre a correr e a jogar à bola, como há anos atrás acontecia, está a tornar-se um fator de risco, causador de doenças, tão prejudicial como os maus hábitos alimentares e o tabaco, por exemplo.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já se pronunciou sobre a importância da actividade física para a manutenção da saúde física, mental e social e para a capacidade funcional e bem-estar dos indivíduos e das comunidades. É efetivamente essencial que a atividade física seja integrada no dia-a-dia de todas as pessoas, homens e mulheres, começando nas idades mais jovens e incluindo idosos e portadores de deficiência. Os riscos de se sofrer de doença cardíaca é sempre maior nas pessoas menos ativas, por comparação com aquelas que mantém algum tipo de atividade física regular.

A atividade física contribui para atingir e manter o peso corporal adequado, para diminuir os factores de risco de doenças coronárias e para controlar a hipertensão, diabetes e colesterol. Além disso, o exercício físico vai levar à libertação de hormonas que promovem o bem-estar psicológico, reduzindo sentimentos de depressão e ansiedade.

O tipo de exercício que se escolha fazer deve ser adequado à idade de cada um e à sua condição física. Antes de iniciarmos qualquer tipo de atividade, que se planeie realizar com regularidade e inserir nas nossas rotinas de vida, devemos aconselhar-nos com um médico ou outro profissional de saúde (nutricionistas, fisioterapeutas, etc.) ou da área do desporto. Dependendo também do exercício que se queira praticar, poderá ser importante ter orientação profissional sobre a sua execução, de forma a evitar algum tipo de lesão na coluna, essencialmente, ou nas articulações.

Mas, acima de tudo, deve escolher-se algum tipo de exercício que seja agradável praticar – o que não é igual para todos; cada um de nós pode encontrar uma actividade em que se sinta mais confortável, de onde retire mais prazer: se uns são mais felizes a correr, outros serão mais felizes a praticar yoga, por exemplo. Seja uma atividade realizada em ginásio, seja uma atividade ao ar livre, o importante é manter o corpo ativo. E, se nada mais o cativa, se os ginásios não o atraem, uma simples caminhada diária, de pelo menos 40 minutos, a um ritmo regular, já será uma boa maneira de dar ao corpo algum movimento.

Ou seja, e como alguém já disse: mexa-se, pela sua saúde!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *