Seis maneiras de prevenir as estrias, sem precisar de tratamento!

As estrias não avisam que estão a chegar, nem dizem quando vão acabar de aparecer e, como se já não bastasse, são difíceis de tratar. O nosso conselho: invista em hábitos saudáveis, fortalecendo a pele e prevenindo o surgimento de novas cicatrizes.

Afinal o que são as estrias? São lesões da pele. Estas lesões são provocadas pelo rompimento das fibras da pele quando estas sofrem um grande estiramento. Este ‘problema’ é muito comum por exemplo na adolescência, se o crescimento da pessoa é repentino ao invés de ocorrer de forma gradual,  na gravidez, por causa do aumento de peso e em pessoas com oscilações frequentes de peso.

  • Exercício físico

A prática de exercício físico e a manutenção do peso evita o estiramento das fibras da pele, mantendo-a firme. No entanto, é preciso ter em atenção os exercícios muito intensos, que podem levar ao ganho rápido de massa muscular e à hipertrofia, estirando demasiado a pele.

  • Cremes Hidratantes

Uma pele que se mantenha hidratada e nutrida tem uma maior resistência a ruturas. As zonas mais propícias ao aparecimento de estrias são a região atrás dos joelhos, seios, abdómen e glúteos, que merecem, por isso, um cuidado redobrado..

  • Massagens localizadas

Aplicar os cremes hidratantes e nutritivos sempre com uma massagem, de forma a melhorar a circulação local, absorção de princípios ativos e eliminação de toxinas. Sugere-se no geral movimentos ascendentes nas pernas e movimentos no sentido dos ponteiros do relógio no abdómen. O melhor momento para aplicar os cremes é logo a seguir a atividade física e/ou banho, enquanto a pele esta húmida e mais recetiva a penetração de ativos.

  • Água

Beba muita água, de forma a manter o corpo e a pele hidratados. Se pensarmos bem, a pele é o maior órgão do corpo humano e o que  exposto a agressões externas como o sol, frio etc., por isso, é importante mantê-la hidratada, de forma a evitar as ruturas nos tecidos e, consequentemente, as estrias.

  • Vitamina C

A vitamina C participa ativamente na produção de colagénio, que é uma das principais proteínas de sustentação da pele. Ao mesmo tempo, o consumo regular de vitamina C tem um efeito antioxidante sobre a pele, protegendo-a das radiações solares. As maiores fontes de Vitamina C são a laranja, o abacaxi, o kiwi e a goiaba.

  • Zinco

O zinco, presente nos frutos do mar, tem uma ação cicatrizante sobre a pele, mantendo-a sempre saudável e prevenindo o estiramento. Além disso, este mineral tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que atuam em favor da pele, evitando infeções e irritações.

O CEN recomenda os produtos da marca Andrea Valomo. Esta marca aposta na qualidade e equilíbrio na formulação de cada produto, criando fórmulas com efeito ‘multinível’, ricas em complexos ativos, selecionados para tratar os problemas específicos de cada tipo de pele.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *