Cuidar da pele no inverno

No Inverno, as temperaturas descem e é natural que os hábitos quotidianos, para os dias mais frios, mudem. Tendencialmente, bebemos menos água, usamos água mais quente nos banhos e estes acabam por ser mais demorados e, além disso, colocamos menos creme. Todos estes fatores contribuem para uma maior desidratação da pele, no inverno.

As peles desidratadas apresentam-se sensibilizadas, com toque áspero, tendência a vermelhidão e a descamar. Quando a desidratação é superficial, a principal manifestação é a descamação e a presença de pequenas rídulas. No caso da desidratação profunda, para além da descamação, a pele apresenta-se baça, sem brilho e com rugas profundas.

Nos períodos de mais frio, a desidratação tende a ser superficial, uma vez que são os fatores externos os que mais contribuem para as alterações do manto hidrolipídico e níveis de hidratação superficial.

Por estes motivos, o cuidado em hidratar a pele deve ser redobrado. É aconselhada a aplicação diária, duas vezes por dia, de creme hidratante no corpo e, no caso do rosto, a hidratação deve ser reforçada durante o dia e, à noite, pode adaptar-se o cosmético de acordo com o estado de pele, ou tratamento específico que possa estar a fazer.  

E se hidratar deverá ser a ordem do dia, não menos importante será a higiene da pele, com os produtos adequados, para que a absorção dos cosméticos, colocados posteriormente, seja o mais eficaz possível.

Além dos cuidados diários, deve procurar uma profissional de estética para realizar tratamentos hidratantes e calmantes, que vão ajudar a manter a integridade da sua pele, nos meses mais frios. Uma pele bem hidratada está preparada para receber tratamentos mais específicos, como por exemplo tratamentos anti-rugas, regeneradores e despigmentantes. Estes últimos, são evitados durante os meses de verão, devido à fotossensibilidade associada aos peeling e cosméticos com ação branqueadora, mas, o inverno é a altura ideal para serem feitos, diminuindo o risco de hiperpigmentação.

Desta forma, para manter a sua pele saudável nesta época do ano, deve hidratá-la bem, evitar usar água muito quente no banho e, se possível, não usar esponjas abrasivas, para não sensibilizar a pele, beber água ao longo do dia e não esquecer a utilização diária do protetor solar, que deverá ser ecrã total, pois a radiação solar UVA e UVB, embora “escondida”, está presente!

No inverno, cuide de si e da sua pele!

Por Marta Ferreira

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *