Alegre-se, o Verão está quase a chegar!

Quando falamos de Verão, pensamos em dias quentes, praia, roupas leves e pele a absorver calor e a ganhar aquele tom tão ambicionado… E pensamos em raios solares.

Já todos sabemos que a excessiva exposição ao Sol, em determinadas horas do dia e, sobretudo, quando não estamos devidamente protegidos, contribui para o envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas na pele, de rugas e, em casos mais graves, para o aparecimento de tumores cutâneos.

Os responsáveis por estes indesejados efeitos são os já reconhecidos raios UVA e UVB. Vejamos as suas principais características:

Raios UVA

– têm uma intensidade relativamente constante durante todo o ano e ao longo do dia;

– penetram em maior profundidade na pele;

– contribuem para o bronzeado

– promovem o  foto envelhecimento e o desenvolvimento de cancros na pele (ex.: melanomas);

Raios UVB

– intensidade varia consoante o local, estação do ano e hora do dia (sendo mais elevada entre as 10h e as 16h);

– maiores causadores de queimaduras e vermelhidões;

– responsáveis pelo desenvolvimento de cancro e foto envelhecimento da pele

Apresentados assim, parecem, de facto, os malfeitores do nosso Verão!

No entanto, é preciso não esquecer que o Sol é um elemento essencial para o nosso equilíbrio, tanto psicológico como físico, e que o nosso corpo necessita de receber essa luz natural que, absorvida através da pele, vai trazer imensos benefícios a todo o corpo. Nomeadamente:

– fortalecer os ossos e articulações, através da produção de vitamina D na pele;

– ajudar o cérebro a produzir mais serotonina, um neurotransmissor associado ao bom humor e que também influencia o sono relaxado, funcionando como um antidepressivo natural;

– estimular, também ao nível do cérebro, a produção da hormona melatonina, que funciona igualmente como reguladora do sono;

– relaxar, através do calor, os músculos e facilitar a circulação sanguínea, aumentando, consequentemente, o nosso bem-estar.

Assim, não podemos abdicar do Sol nem dos raios solares. Eles têm tanto de bom como de mau para a nossa pele, só é preciso saber “doseá-los”.

O que podemos e devemos fazer é ter o cuidado de nos expormos de forma controlada e devidamente protegidos. Até porque, a maior parte de nós, ambiciona em cada ano conquistar aquela tonalidade de pele saudável e dourada que só o Sol nos pode proporcionar.

O uso de protetores solares de boa qualidade e com o fator de protecção adequado à nossa pele e à época do ano, vai ajudar-nos a usufruir em pleno de todos os benefícios que o Sol nos oferece, quer seja no período de Inverno, em que sobretudo a pele do rosto, continua a necessitar de proteção, quer seja no Verão onde rosto e corpo devem ser protegidos.

A gama profissional solar de ANDREA VALOMO, tem disponíveis produtos muito confortáveis, tanto para as peles mais secas como para as peles oleosas. Estes produtos, de rápida absorção e que não deixam resíduos na pele, com factores de proteção adequados às exigências de qualquer estação, vão proteger e favorecer um belo bronzeado!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *