Novas oportunidades profissionais junto dos mais velhos

Com o crescimento da esperança de vida média, a sociedade tem de adaptar-se a novas exigências e necessidades. O fato de podermos, hoje em dia, viver até uma idade mais avançada, devido à melhoria das condições de vida, aos avanços da ciência, da medicina e da tecnologia, que permitem resolver alguns problemas com que nos vamos deparando à medida que vamos envelhecendo, veio criar realmente algumas questões com que temos de nos defrontar.

Esta esperança de vida alongada traz consigo alguns problemas de saúde, que a ciência e a medicina ainda não conseguem resolver, traz as dificuldades de mobilidade em muitos casos, a dependência de terceiros, em maior ou menor medida, para a realização das tarefas básicas e traz também a necessidade de ocupar o tempo com atividades que fomentem a qualidade de vida e proporcionem bem-estar às pessoas mais idosas.

Assim, torna-se igualmente necessário criar uma rede de apoio às pessoas que, tendo vivido uma longa vida de trabalho e, quantas vezes, de sacrifícios, merecem agora um tempo de descanso e conforto. E se antigamente cada família cuidava dos seus idosos e podia mantê-los nesse seio familiar, hoje, infelizmente, já é muito raro que isso possa acontecer, não só porque cada um tem o seu trabalho e o tempo é escasso para todas as actividades que uma família tem de desenvolver, mas também porque o número de filhos por família, de uma forma geral, diminuiu, pelo que as responsabilidades com os idosos são divididas por menos pessoas. Daí que se tornou muito importante desenvolver as tais redes de apoio “externas” às famílias e se abriu espaço para novas ocupações profissionais nesta área.

Os centros de acolhimento, centros de dia, lares e empresas e/ou entidades que proporcionam serviços domiciliários necessitam, cada vez mais, de profissionais formados para prestar cuidados na assistência e apoio a idosos, com as competências adequadas a esse trabalho.

O CEN, propõe-se, muito em breve a iniciar uma formação profissional nesta área da geriatria, destinada a pessoas, com ou sem experiência, que pretendam entrar neste mercado de trabalho, ou a profissionais que já trabalhem nesta área e desejem atualizar ou adquirir novos conhecimentos e competências. Esta formação será também extremamente válida para pessoas que pretendam aprender os conceitos base relacionados com a profissão de auxiliar de geriatria para fins próprios, como ajudar familiares idosos, crescimento pessoal ou simplesmente alargar os seus conhecimentos na área. Ao terminar a formação, com sucesso, os formandos poderão desempenhar as funções de Auxiliar de apoio domiciliário ou Ajudante familiar, estando especialmente preparados para apoiar os mais idosos.

Se esta área lhe interessa, não deixe de nos consultar para saber mais sobre esta possibilidade de saída profissional!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *