Faça do sol o seu melhor amigo

Dizem os especialistas que todos precisamos de nos expor à luz solar no mínimo durante 15 minutos por dia, sem proteção solar, para que o nosso corpo possa produzir a vitamina D que é essencial para manter os ossos fortes, os níveis de cálcio e fósforo no sangue e a força muscular.

Naturalmente o tempo de exposição varia conforme se tenha uma pele mais ou menos resistente ao sol (para peles claras bastam os 15 minutos, para peles escuras é necessário mais tempo) e também conforme a idade (uma pessoa mais idosa precisa de mais exposição para produzir os níveis necessários da vitamina). A altura do dia em que nos expomos ao sol é também determinante, a melhor hora será entre as 10h e as 1630, mas deve evitar-se o período entre as 12h e as 15h.

No entanto, voltamos a salientar a importância dos cuidados a ter com a exposição solar, sobretudo no período de verão. Se uma exposição sem barreiras é importante para a produção de vitamina D, uma exposição prolongada implica obrigatoriamente proteção e, sendo no verão, isso significa MUITA proteção. Neste caso, aconselha-se a aplicação do protetor solar em quantidade abundante e antes de iniciar a exposição solar – se for aplicada uma quantidade insuficiente do protetor, o seu FPS fica reduzido. Além disso é importante voltar a aplicar o protetor várias vezes, se o corpo suar e após o banho de mar. As crianças e bebés devem ser particularmente protegidos, evitando a exposição direta e usando protetores de elevado fator de proteção.

Os mecanismos naturais de reparação da nossa pele atuam sempre para reparar os efeitos da penetração dos raios solares, mas não são suficientemente eficazes quando deixamos os raios UVB e UVA penetrar mais fundo, porque a pele não está suficientemente protegida ou nos mantivemos demasiado tempo expostos.

Um bom bronzeado, que é outra coisa que o sol nos pode dar, requer um doseamento do tempo de exposição e sempre uma proteção adequada ao tempo de exposição, ao tipo de pele que se tem, ao momento do dia em que essa exposição se dá… Mas, é importante não esquecer também os cuidados antes e após a exposição ao sol. A pele deve ser bem “alimentada”, diariamente, para receber e processar os raios solares tirando deles o maior partido possível.

Após um dia de praia, em que usámos a proteção adequada, podemos sempre ajudar esses mecanismos da pele a regenerar a sua barreira natural e dar-lhe uma dose extra de hidratação. Os produtos pós solares acalmam a pele irritada pelo sol, reduzem a vermelhidão, regeneram a as células e promovem o bronzeado uniforme e duradouro que procuramos. Em resumo, reforçam a resistência da pele e a sua capacidade regeneradora. Atualmente existem no mercado loções after sun que produzem estes efeitos e existem já também as ampolas after sun da BABOR – a marca especialista em cuidados intensivos com ampolas exclusivas, desenvolveu um fluido refrescante com efeito calmante imediato para o rosto, que vale a pena conhecer. Saiba mais em www.babor.com.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *