Pés felizes – pessoas felizes!

Os pés, pelo fato de sustentarem o nosso corpo, estão constantemente sujeitos a uma grande pressão, quando não mesmo a agressões e atritos diários, o que vulgarmente resulta no aparecimento de calosidades, fissuras, fungos…

Este fato faz com que muitas pessoas tenham dificuldade a andar ou sintam desconforto ao fazê-lo. O que, muito naturalmente, se reflete no seu bem estar e poderá refletir-se na sua disposição .

Para  manter a saúde dos pés, é preciso cuidá-los, diariamente e estar atento aos seus sinais.

É importante:

Lavá-los regularmente, tendo o cuidado de os secar muito bem, sem esquecer as unhas e o espaço entre os dedos, a que se deve dispensar especial atenção no processo de secagem, pois a humidade é um dos piores inimigos dos pés;

Efetuar uma esfoliação, utilizando os acessórios adequados, de forma a remover peles mortas e favorecer a respiração da pele;

Cortar as unhas regularmente, mas sem cortá-las demasiado e sem cortar os cantos;

Utilizar produtos anti transpirantes, caso se verifique essa necessidade;

Hidratar muito bem, pois a tendência da pele nesta zona do corpo é para secar muito e escamar ou gretar;

Ter em atenção o nosso peso, pois o excesso de peso vai sobrecarregar ainda mais os pés e exigir-lhes esforço acrescido.

A compra de calçado é também determinante para a saúde dos pés. Já sabemos que as modas nos conduzem no momento de fazermos as nossas compras, mas o conforto e a saúde devem sempre ter a última palavra. Se o pé não tiver um bom apoio, um bom “acondicionamento”, se usarmos sapatos apertados, sapatos de bico ou saltos, já se sabe que o pé vai sofrer e nós sofremos com ele. É importante que, tanto os sapatos como as meias, preferencialmente de fibras naturais, deixem o pé respirar e não conservem a humidade.

Para quem sofre de diabetes, todos estes cuidados devem ser redobrados. Esta doença tende a causar complicações sérias a partir de uma simples ferida nos pés, causada pela falta de cuidados ou por uma pedicura descuidada. Por isso, os pés devem ser vigiados e, ao menor sinal de uma ferida, feita ou aparecida por alguma razão, deve procurar-se o médico ou um profissional dos cuidados com os pés (pedicura, calista), para a tratar antes que se transforme numa úlcera ou algo mais.

Recorrer regularmente a um profissional para vigiar o estado dos pés, corrigir o problema das unhas encravadas, que pouca gente sabe resolver e que causa tanto incómodo, extrair os calos ou outras irregularidades da pele é o ideal. Um calista, com conhecimentos da estrutura anatómica e biomecânica do pé e habilitado a executar procedimentos complementares de pedicura e tratamentos dos problemas dos pés e das unhas, pode proporcionar um alivio imenso aos seus pés e um bem-estar geral ao seu corpo.

Para os profissionais da área da manicura/pedicura, ter o conhecimento necessário para executar estes procedimentos, tendo em atenção todas as suas particularidades e exigências, torna-se uma mais valia nos dias que correm, em que nem todas as pessoas seguem o “manual do bom cuidado com os pés” e têm, por isso, a necessidade de recorrer com frequência a serviços especializados. Especialize-se! Saiba mais em www.cen.pt

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *