Ser esteticista?

Ser esteticista é zelar pela beleza e bem-estar das pessoas que procuram os seus serviços. Um bom profissional de estética deve, acima de tudo, gostar de cuidar das pessoas.

A estética é um ramo que lida com a vaidade, mas que, cada vez mais, lida também com a saúde. A profissão é tão aliciante quanto dinâmica, dado que está sempre a evoluir, sempre a desafiar a aprender mais, sempre a encontrar novas soluções para os problemas que afligem a beleza e o bem-estar das pessoas. O profissional deve, por isso, estar atento às tendências do mercado, aos novos tratamentos e às novas tecnologias e métodos aplicados à estética, desempenhando o seu trabalho com zelo e responsabilidade.

Hoje em dia encontramos esteticistas nos seus centros de estética, em salões de beleza, SPA’s, hotéis e resorts, em clinicas e em hospitais, apoiando o trabalho de nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas e cirurgiões. O seu trabalho vai além das questões estéticas só por si, vai além do simples embelezamento corporal e facial, sendo extremamente relevante nos tratamentos pré e pós cirúrgicos, nomeadamente tratando-se de cirurgia estética ou plástica.

Entre as atividades que a esteticista pode realizar, podemos salientar:

– aplicar técnicas e tratamentos contra o envelhecimento precoce, manchas e rugas.

– aplicar massagens e drenagens linfáticas

– operar equipamentos para tratamentos corporais e faciais

– tratar e hidratar corpo e rosto

– fazer limpeza de pele e maquilhagem

– fazer epilação e tratamentos de mãos e pés

– realizar tratamentos para amenizar os desconfortos causados por intervenções cirúrgicas

O mercado de trabalho no âmbito desta área tem vindo a crescer. A constante evolução da tecnologia aplicada à área da estética amplia os tipos de tratamento e, consequentemente, o desenvolvimento deste mercado. Também o aumento da expectativa de vida funciona como um fator que contribui para a maior procura dos serviços de estética no sentido de se retardar os efeitos do envelhecimento.

Além disso, e tendo sido destacadas as opções óbvias no exercício da profissão, a esteticista pode também optar pela aplicação dos seus conhecimentos na área comercial, dinamizando a venda ou aconselhamento de produtos cosméticos, ou pode enveredar pelo ensino da estética, uma área em que pode efetivamente marcar a diferença ao transmitir o seu saber a futuros profissionais.

O objetivo da formação em estética é capacitar os futuros profissionais nos cuidados da beleza e do bem-estar, ao mesmo tempo que os capacita como gestores do seu espaço e do seu negócio, ao incluir uma série de módulos de formação tecnológica muito abrangentes, acrescidos em muitos casos de formação em contexto de trabalho. Ela encontra-se regulamentada através do Referencial do Catálogo Nacional de Qualificações e constitui uma opção extremamente válida quando se procura seguir uma carreira, que conduza à realização profissional e pessoal e à independência económica, através de algo tão humano quanto é cuidar dos outros.

Nas escolas CEN temos vindo a abrir caminhos e a moldar profissionais de sucesso que exercem a profissão de esteticista em todo o país, desde há já longos anos- por isso sabemos do que falamos!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *