Drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual consiste num conjunto de manobras de massagem, que foi desenvolvida pelo Dr. Emil Vodder nos anos 30, e é utilizada para estimular o sistema linfático.

O sistema linfático é uma complexa rede de vasos por onde se movem fluidos (liquido intersticial), e que percorre praticamente todo o nosso corpo, transportando nutrientes e também resíduos libertados pelas células. Uma drenagem linfática corretamente executada, vai não só promover uma desintoxicação do corpo, eliminando toxinas e impurezas, como também vai permitir que o organismo funcione devidamente e como um todo.

Assim, podemos dizer que vamos obter, com esta massagem, benefícios tanto ao nível da saúde como da beleza. O corpo relaxa, atingido um elevado grau de bem-estar, as toxinas são eliminadas junto com os líquidos (através da urina), o sistema imunológico reforça-se, a celulite é reduzida e a aparência da pele melhora.

A drenagem linfática pode então ser indicada para:

– tratar ou prevenir edemas e linfedemas, através da ativação da circulação sanguínea e linfática  e da redução da retenção de líquidos;

– tratar a celulite, ao eliminar os líquidos e toxinas acumulados e aumentar a circulação;

– diminuir as cefaleias e nevralgias, também pelo facto de aumentar a circulação local e proporcionar um relaxamento geral, libertando a tensão que normalmente é a causadora destas dores;

– complementar a cirurgia plástica, drenando possíveis edemas após a intervenção. Também melhora a regeneração de cicatrizes e alivia possíveis quadros de dor, ajudando numa recuperação mais rápida;

– complementar tratamentos de emagrecimento com equipamentos que promovem a eliminação de nódulos de gordura que, por norma vão parar à corrente linfática e necessitam de estimulação para serem libertados.

Os efeitos desta massagem são imediatamente mensuráveis pelas pessoas que se submetem a ela, sempre em função de haver maior ou menor retenção de líquidos nas diversas partes do corpo. Este facto anima a pessoa a continuar a realizar os tratamentos, pois não tem de esperar muito para ver os seus efeitos e sentir os benefícios a nível geral. É necessário, no entanto, que as manobras sejam corretamente realizadas, e nos pontos certos.

Quem sofre da simples retenção de líquidos nos membros inferiores ou superiores vai sentir-se radiante logo ao final da primeira sessão. Não só pelo alívio da tensão que essa acumulação provoca, mas também pela diminuição de volume que dá a ideia de “emagrecimento”.

A profissional que realize esta massagem deve, no entanto, ter em atenção que há determinadas situações em que este conjunto de manobras não pode nem deve ser executado, nomeadamente em pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, flebites, hipertiroidismo, alguns tipos de tumores ou cancros, tromboses, infeções agudas e outras.

Dominar esta técnica de massagem e disponibilizá-la no seu conjunto de serviços é uma mais-valia para qualquer esteticista, que trabalhe rosto ou corpo e que queira atingir o sucesso nos trabalhos que realiza. A Escola CEN vem fazendo esta formação há já vários anos com um nível de sucesso assinalável.

Sendo esta massagem tão benéfica para as suas clientes e proporcionando o tipo de resultados que elas conseguem ver e sentir vai fazer com que elas voltem para repetir a experiência!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *