Importância do diagnóstico de rosto na prescrição do tratamento de beleza

A pele é o maior órgão do corpo humano e constitui a linha da frente na sua defesa contra as agressões externas. Para que essa função não seja comprometida é absolutamente essencial que ela se mantenha saudável e equilibrada.

Tratando-se da pele do rosto, aspeto essencial da nossa identidade, os cuidados a ter para manter esse equilíbrio e combater o envelhecimento natural, tornam-se ainda mais relevantes. É de facto na pele, nomeadamente do rosto, que a nossa idade se vai revelando e os sinais de envelhecimento nos dão mais preocupações, razão pela qual, sobretudo as mulheres, procuram produtos e tratamentos cosméticos que atenuem, retardem ou até eliminem essas marcas do tempo.

No entanto, e dado que as necessidades de cada pele (seca, desidratada, oleosa, reativa, sensível, …) são únicas e variam de individuo para individuo, conhecer as características de uma pele específica e as suas necessidades específicas, é determinante na prescrição de um tratamento ou produto seguro, adequado e eficaz – daí a importância do diagnóstico de rosto.

Um diagnóstico bem realizado e bem fundamentado, seguindo uma metodologia criteriosa, conduzirá às soluções mais adequadas ao tipo e estado de pele, aumentando, assim, a probabilidade de sucesso na satisfação das expectativas do cliente e na credibilidade da profissional de estética que prescreve os tratamentos ou produtos. E se, por um lado, essa correta avaliação permite um tratamento exclusivo, garantindo os melhores resultados, por outro lado a utilização de cosméticos, sobretudo tratando-se de cosméticos profissionais (cujas concentrações de ingredientes ativos são por norma mais acentuadas), sem uma avaliação prévia e aconselhamento por parte de uma profissional competente, poderá prejudicar a pele, causando reações adversas, alergias ou outras situações mais sérias.

Para realizar o diagnóstico, a esteticista pode e deve recorrer ao seu próprio conhecimento e capacidade de avaliação, mas tem também ao seu dispor diversos instrumentos que a auxiliam e ajudam a analisar mais em profundidade a pele das suas clientes, nomeadamente: a lupa, o Dermascope, a luz de wood, o medidor de ph, o sebómetro, o medidor do grau de hidratação ou corneómetro, o medidor do grau de elasticidade da pele ou cutometer, entre outros, de marcas específicas, com mais esta ou aquela função. O importante é obter um diagnóstico o mais fidedigno possível, para elaborar o protocolo de tratamento mais eficaz possível.

Atualmente, estão a surgir também aplicações (algumas para uso em dispositivos móveis) que ajudam a esteticista a definir os produtos e tratamentos para as suas clientes, mediante a introdução dos dados de diagnóstico de rosto obtidos. No âmbito do desenvolvimento do curso de Especialização em Lifting Facial, a nossa Escola está igualmente a trabalhar no desenvolvimento de uma aplicação desta natureza, que se pretende venha a apoiar as profissionais e ajudá-las nas suas prescrições, durante o curso e nos seus gabinetes. Estamos ansiosos por colocar esta ferramenta ao dispor das nossas esteticistas!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *