Escolha uma profissão que lhe abra várias portas!

A escolha de uma profissão é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa e a preparação para o exercício da profissão escolhida é de importância vital. Não nos cansamos aqui de insistir em que as pessoas, jovens ou menos jovens, devem apostar em formação qualificada, de qualidade, e que seja realmente válida e relevante para a função que se quer exercer na vida.

A vocação de qualquer pessoa deve ser o caminho a explorar, quando chegamos a esta fase das nossas escolhas. Afinal, a partir do momento em que iniciamos a nossa vida profissional, é certo que a maior parte dos nossos dias, do nosso tempo útil, vai ser passado a trabalhar! Mais vale que se escolha um trabalho que nos dê prazer, satisfação pessoal, além de profissional. No entanto, aconselha-se também uma análise objetiva da carreira escolhida, dado que, para além dessa satisfação, importa igualmente que ela pague as contas – temos de ser práticos em muitas coisas da nossa vida!

Muitas pessoas, é verdade, têm a vantagem de ter interesses e talentos variados, o que lhes vai abrir um maior número de possibilidades em termos de saídas profissionais – quando uma opção não lhes resulta, partem para outra, com a mesma determinação.

Ao nível da estética e cabeleireiro, que são as áreas que conhecemos e nos são muito queridas, é oportuno mencionar que as profissões relacionadas com elas, oferecem, em si mesmas, diversas opções em termos de saídas profissionais, o que é importante considerar. Ou seja, devemos avaliar com espírito aberto a opção da formação nesta área, porque o facto de se fazer um curso de cabeleireiro, não significa que se vai ficar obrigatoriamente encerrado num salão a lavar cabeças, cortar cabelos e fazer penteados… Assim como, ao fazer um curso de estética, não significará que os dias se vão passar apenas em ambientes zen a fazer massagens ou depilações. Para muitas pessoas, ficar dentro de um espaço fechado um dia todo, por muito zen que seja, pode ser redutor, preferindo uma atividade mais dinâmica e variada.

Então vejamo: qualquer uma destas duas áreas oferece oportunidades de trabalho, em salões e institutos, em qualquer parte do país ou fora dele – não existe aquela restrição de algumas profissões, que só podem ser exercidas em determinadas zonas, porque fora delas não há oferta de trabalho. Uma área muito atrativa, tanto para esteticistas (ou maquilhadoras, mais especificamente), como para cabeleireiros, por exemplo, é a área da televisão ou cinema – ambientes dinâmicos, por vezes glamorosos, cheios de novidades e sempre a necessitarem deste tipo de serviços.

Temos depois a opção pela faceta comercial destas áreas. Qualquer marca de cosmética ou artigos relacionados com a estética ou com cabeleireiro, precisa de bons comerciais para dinamizarem as suas vendas e, além disso, darem suporte técnico-profissional aos seus clientes, esteticistas e cabeleireiros com a formação adequada, são perfeitos para esse papel! E esta é uma opção profissional que permite alguma liberdade de ação, não se confina obrigatoriamente a espaços fechados e está em constante movimento.

E só para mencionarmos mais uma opção, muito válida e aliciante, temos a via da formação. Uma esteticista ou cabeleireiro que tenha gosto em transmitir aos outros os truques e segredos da sua profissão, encontra no ensino em escolas de formação profissional uma forma de contribuir para o crescimento de outros profissionais e da própria profissão a que se dedica – o que pode ser altamente compensador em termos pessoais e profissionais.

Para além destas, outras opções igualmente válidas poderão seguir-se. Portanto, se estas áreas lhe interessam, analise bem a quantidade de coisas diferentes que pode fazer com uma formação em estética e cabeleireiro, certificada e reconhecida – a sua realização pessoal e profissional estão mesmo ao seu alcance!

Consulte as opções de formação nas nossas Escolas em www.cen.pt.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *