Pestanas em destaque

Os olhos dão expressividade ao rosto e essa expressividade pode sempre ser acentuada ou diminuída utilizando-se a maquilhagem adequada ao efeito pretendido.

No dia-a-dia, conforme a personalidade de cada mulher, poderemos não querer destacar tanto os olhos e o olhar, mas em situações especiais, por norma, gostamos de realçar os olhos, dar brilho às pálpebras, alongar as pestanas, torná-las mais salientes e visíveis, pois elas contribuem para a expressividade dos olhos.

Desde a antiguidade que se vêm usando truques para destacar as pestanas: na antiga Roma as mulheres pintavam as pestanas com uma mistura de água e chumbo moído e na Grécia, por sua vez, era usado o carvão moído.

A máscara de pestanas, à qual vulgarmente se chama rímel (muita gente sem saber que Rimmel é, na verdade, uma marca de máscara de pestanas, desenvolvida por Eugène Rimmel no Séc. XIX), foi uma invenção já da era moderna. Em 1913, um jovem estudante de apenas 19 anos, Tom Lyle Williams, misturou carvão e vaselina e a sua irmã Maybell testou o produto. Alguns anos mais tarde, esse produto, com uma fórmula melhorada, foi lançado no mercado como a primeira máscara de pestanas, com o nome de marca Maybelline…

Para além da máscara, que nos oferece já alguma variedade na apresentação das nossas pestanas, entre as diferentes cores e os diferentes efeitos (para alongar, dar volume, revirar, …), existem outras possibilidades de tornar as pestanas mais vistosas:

A permanente de pestanas – faz-se com rolinhos e revira a pestana, podendo manter o efeito durante algumas semanas até alguns meses, conforme o produto utilizado e a natureza da própria pestana, ao mesmo tempo que também pode dar cor.

Pestanas postiças – aplicam-se com uma cola especial sobre as próprias pestanas, sendo um processo talvez dos mais rápidos, mas que pode nem sempre resultar da melhor maneira.

Extensões de pestanas – método que teve origem no Japão, no início do Séc. XXI, e que evoluiu para a aplicação de pestanas, pestana a pestana, proporcionando o efeito de alongamento e um look mais natural, dado que se pode escolher a curvatura, a espessura e o comprimento das pestanas (a primeira celebridade a experimentar esta inovadora técnica foi a cantora Madona). Estas pestanas são produzidas a partir de fibras naturais (habitualmente de seda).

Por ter um efeito muito natural, a extensão de pestanas vai garantir um olhar luminoso, alongado e sedutor, como se estivesse a usar sempre a sua máscara de pestanas, e durante um longo período de tempo.

Sendo uma técnica que exige uma aprendizagem segura e minuciosa e com muita atenção aos produtos, ao método e ao detalhe, tornou-se mais uma aposta das Escolas CEN que a disponibilizam no seu leque de formações específicas para esteticistas. Saiba mais em www.cen.pt.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *