Descoloração dos Cabelos: saiba quais os cuidados e contraindicações do procedimento

O que é a descoloração do cabelo?

A descoloração é todo o processo que tira os pigmentos dos fios de cabelo. Normalmente estão associados dois tipos de produtos a esta técnica: o pó descolorante (que contém o composto de peróxido de hidrogénio, ou como nós o conhecemos, a água oxigenada) e um oxidante.

Este procedimento pode ser aplicado em qualquer tom de cabelo, no entanto, quanto mais escuro for o fio, mais tempo o produto deve ficar nos cabelos, e consecutivamente, maior será a agressão feita aos mesmos. A consequência manifesta-se da mesma forma quanto mais claro for o tom desejado.

Como é feita a descoloração do cabelo?

A descoloração pode ser feita no cabelo todo ou apenas em algumas zonas, para fazer madeixas. Neste último caso pode ser usada uma touca com furos ou papel de alumínio, que corta a entrada do oxigénio, para que a cor seja mais intensa.

Qualquer tonalidade de cabelo pode ser descolorida dependendo do objetivo por parte do cliente. Quanto mais escuro for o fio, mais camadas de pigmento deverão ser retiradas. No que toca aos cabelos tingidos de preto, não é aconselhável a descoloração para chegar ao loiro, porque vai-se sempre notar o seu fundo de clareamento avermelhado. No caso dos ruivos de tinta, estes tons ficam laranja. Os castanhos e loiros escuros não exigem tanto cuidado já que com esses é mais fácil chegar ao objetivo. De qualquer forma, o loiro platinado é o grau de descoloração que mais agride os fios.

Para combater a agressão feita aos fios de cabelo, é indispensável um bom hidratante.

Quem é o especialista indicado para fazer a descoloração dos cabelos?

O ideal é que o tratamento seja feito por profissionais especializados na área.

Quais os cuidados a ter antes da descoloração:

  • Analisar o tipo de cabelo;
  • Que tipos de químicos têm sido usado;
  • Testar a elasticidade;
  • Testar a resistência;
  • Verificar a porosidade do cabelo;

Quais os cuidados a ter após a descoloração:

  • Hidratar, hidratar, hidratar!
  • Ter em atenção os produtos recomendados pelo seu cabeleireiro;
  • Evitar o excesso de exposição ao sol, sal e cloro;
  • Dar tempo a seguir à descoloração, para não expor o cabelo a demasiados tratamentos consecutivos, que o desgastam e estragam.

Se ficou interessada e gostava de saber mais acerca do procedimento, o CEN faz formações de cabeleireiro, visite o nosso website e entre em contacto connosco! Faça parte da Família CEN!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *