A utilização de óleos nos cuidados da pele

Hoje em dia, e de forma a termos uma vida mais saudável, evitamos a excessiva ingestão de gorduras e óleos. Contudo, e desde a altura da pré-história que estes são ingredientes importantes na dieta, pelo seu elevado valor nutricional.

O óleo de gergelim e o óleo de oliva são dos óleos mais antigos, usados pelos egípcios. Estes óleos eram largamente utilizados, pelas suas propriedades alimentares e medicinais. De tal forma, que o artista Leonardo da Vinci, no seu tempo, preocupou-se em desenvolver algumas ferramentas mais eficazes para a extração destes óleos de origem vegetal, maioritariamente extraídos de sementes.

Hoje em dia existe uma variedade imensa de vários tipos de óleos, sendo que os óleos vegetais e essenciais (estes últimos voláteis e aromáticos) são largamente utilizados na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética.

Na área da cosmética dependendo da sua origem, os óleos têm diversas ações ao nível da pele, nomeadamente hidrantes, emolientes, regeneradores, calmantes, antirrugas, anti-inflamatórios etc.

Estes ingredientes podem ser encontrados em vários tipos de produtos, como produtos de limpeza, produtos de hidratação, produtos para tratamentos faciais e corporais, tratamentos capilares e para mãos e pés.

Ao nível dos cabelos, os óleos têm a capacidade de os manter saudáveis, fortes e brilhantes, ao nível das mãos, mantêm a cutícula (barreira protetora contra agressores externos, como por exemplo os fungos) bem fortalecida, hidratada e cuidada.

Ao nível do rosto, pelas suas propriedades lipídicas, os óleos têm sido cada vez mais selecionados para incorporar produtos de higiene, uma vez que conseguem ser excelentes desmaquilhantes e remover de forma muito eficaz o excesso de gordura e os resíduos de maquilhagem à prova de água.

As peles mais maduras e envelhecidas, pela continuada perda de lípidos no seu escudo protetor, vão ficando desidratadas, com toque áspero e com sinais mais evidentes de rugas e outras imperfeições. O uso diário de produtos nutritivos e emolientes à base de óleos vegetais e/ou essenciais, permite repor os níveis de lípidos na pele, reforçar o escudo protetor e, ao mesmo tempo, pela propriedade específica de cada óleo, atuar na reparação, regeneração e conforto da pele.

A BABOR é uma das marcas que faz um uso exímio deste ingrediente tão rico. Saiba mais!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *