Com parabenos ou sem parabenos?

Quem costuma estar atento às noticias ou informações relativas a produtos de beleza e produtos de higiene, já ouviu com certeza falar em parabenos.

Muita gente já terá tido a curiosidade de procurar saber o que são realmente os parabenos. Outros talvez não tenham tido ainda a oportunidade de pesquisar e saber mais sobre esse ingrediente que, hoje em dia, a maior parte das marcas declara não fazer parte dos seus produtos.

Os parabenos são substâncias químicas pertencentes à classe dos conservantes e que têm vindo a ser usadas, desde há mais de 50 anos, na composição de produtos com base aquosa, tais como cremes de uma forma geral, champô, hidratantes, pastas de dentes e até alimentos, para os conservar e prolongar a sua validade, ao evitar o aparecimento de micro-organismos (bactérias e fungos) que iriam contaminar as suas fórmulas. A sua eficácia, aliada ao seu baixo custo e facilidade de transformação, fizeram deles conservantes muito populares.

No entanto,  diversas pesquisas e estudos entretanto realizados vieram a demonstrar que os parabenos podem ser tóxicos para as células humanas e, consequentemente, para a nossa saúde, podendo desencadear reações alérgicas. Essas reações foram observadas mais em relação à aplicação tópica (uso externo) de produtos com parabenos do que à ingestão de produtos com essa mesma substância. Alguns estudos apontam ainda para problemas mais sérios, mas esses não estão ainda suficientemente comprovados.

De acordo com análises realizadas por especialistas, a concentração de parabenos em produtos cosméticos e fármacos não ultrapassa normalmente 1% e o nosso organismo consegue, por norma, absorver e expulsar este tipo de substâncias. Mas, é um facto que a indústria cosmética e farmacêutica tem vindo a procurar outras alternativas mais naturais, adotando fórmulas paraben free – isentas de parabenos, ou isentas de parabenos sintéticos.

Assim, pensamos que o ideal será, perante estas notícias, tentarmos não fazer um uso excessivo e cumulativo desta substância, prestando alguma atenção às indicações nos rótulos dos nossos artigos favoritos, e tentando encontrar alguns com conservantes naturais ao invés de usarmos todos com parabenos ou derivados de parabenos (metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, e outros) na sua composição. Afinal, o que é natural, é bom!!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *