Turismo e estética – qual a relação?…

Numa época em que todos fazemos questão de ter pelo menos uma pausa anual no trabalho e usufruir de um verdadeiro período de férias (ou de férias verdadeiras!), até porque isso se tornou uma necessidade, tendo em conta o ritmo acelerado e o stress que o trabalho imprime às nossas vidas, são cada vez mais aqueles que procuram momentos de lazer que produzam uma recuperação efetiva da vitalidade e da energia que o corpo vai perdendo ao longo dos meses de trabalho. Não é por isso de estranhar que muita gente escolha o local onde vai fazer turismo, ou o hotel, especificamente, onde se vai alojar para passar as suas férias, em função das condições que este oferece em termos de infraestruturas de SPA, serviços de massagem e de estética em geral, saunas, banhos turcos, piscinas e outros.

As pessoas aproveitam, assim, o tempo para descansar, para conhecer locais novos, seja no nosso país, seja no estrangeiro, e para se mimarem e usufruírem de cuidados, para os quais não têm tempo ao longo do ano. Qualquer hotel, desde os mais básicos aos mais luxuosos, sabe que atualmente esse é um fator importante para os seus hóspedes e que deve disponibilizar um leque de serviços de relaxamento e bem-estar, em instalações adequadas, sem os quais corre o risco de ser preterido em relação a outros mais bem apetrechados.

Ou seja, já não são apenas os navios de cruzeiro (grandes exemplos de turismo associado à estética, ou vice-versa) a ter sempre disponíveis todos os serviços relacionados com os cuidados de beleza e bem-estar, tendo a oportunidade de oferecer o ambiente  perfeito para o relaxamento total.

Desde há algum tempo, assistimos mesmo à especialização do turismo associado à estética e à medicina estética. São já muitos os operadores turísticos e as clínicas a dirigirem a sua publicidade e o seu foco para aqueles turistas que procuram aproveitar as suas férias para exclusivamente tratarem o seu corpo, ou até mesmo “corrigirem” o seu corpo, aderindo a pacotes que lhes oferecem a componente de visita a um país (seja o nosso, seja outro) e de tratamentos ou intervenções cirúrgicas de carácter estético. Esta é uma oferta que tem vindo a crescer, acompanhando a procura do nosso país por um público cada vez maior, e mais “endinheirado” também.

Podemos afirmar, portanto, que esta saída profissional, da estética associada ao turismo, é uma saída extremamente válida e com empregabilidade assegurada, sabendo-se que, sobretudo na época alta, são muitos os hotéis que se descobrem em situações complicadas por não conseguirem dar resposta à procura dos seus hóspedes, por simples falta de profissionais habilitados para executarem os serviços requeridos.

Se a área dos cuidados de beleza (estética, massagem, maquilhagem, cabeleireiro, etc.) é uma área que a/o atrai e se tem gosto pelo contacto com pessoas de todas as nacionalidades e culturas, não espere pelas próximas férias 🙂 procure já a sua especialização nesta área e encontre o seu espaço num hotel ou resort em qualquer lugar do mundo!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *