A depilação é uma necessidade

Já que estamos no verão, e embora hoje em dia a maior parte das mulheres (e até alguns homens) façam a depilação durante todo o ano, torna-se mais relevante falar da eliminação de pêlos do corpo… A verdade é que continua a ser sobretudo nesta época, em que o corpo anda mais exposto, que se justifica mais manter a depilação em dia, apesar de, pelas mais variadas razões, muitas pessoas encararem a depilação como uma necessidade, seja por uma questão estética, profissional ou até devido às atividades de lazer que desenvolvem.

Os métodos atualmente disponíveis para remover os pêlos indesejados são bastante variados e quase toda a gente já experimentou mais do que uma solução. Assim, temos:

Depilação com lâmina

Antigamente as mulheres recorriam às lâminas da barba, concebidas especificamente para os homens, mas esse tempo já acabou; o mercado oferece agora toda uma série de máquinas mais femininas, equipadas com lâminas, para que as mulheres possam confortavelmente fazer a sua depilação. Este método é, sem dúvida, o mais rápido e, para quem tem poucos pelos, pode até ser satisfatório. No entanto, os pêlos regressam muito rapidamente e este método é também o maior causador de pelos encravados, irritações e manchas nas áreas mais sensíveis, como virilhas e axilas.

Cremes depilatórios

Dão um pouco mais de trabalho do que as lâminas e o pêlo volta a ficar visível em pouco tempo também.

Aparelhos eléctricos

Quando funcionam, removem o pelo pela raiz, o que significa que ele demorará mais tempo a reaparecer, no entanto, este método, para além de ser algo doloroso, é igualmente causador de pelos encravados.

Depilação com cera (epilação)

Este método proporciona o alivio dos pelos durante um período mais alongado (embora varie de pessoa para pessoa, naturalmente), dado que elimina o pelo pela raiz – epilação. É um método prático e higiénico, que pode ser encontrado em praticamente todos os salões de beleza. É importante que a profissional de estética que o aplica saiba adequar a cera à zona a epilar e tenha o controlo da temperatura para não queimar a cliente ou causar irritações na pele.

Depilação com agulhas

Um método que requer paciência e que pode ser algo doloroso, foi popular durante algum tempo, mas, entretanto, com o aparecimento de outros métodos de depilação definitiva, perdeu adeptos e caiu em desuso.

Threading

Depilação com linha, que se vem tornando muito popular, é na verdade uma técnica centenária trazida do Médio Oriente e Sul Asiático. Resulta num trabalho suave e preciso, ideal para as zonas do rosto – sobrancelhas e buço, nomeadamente.

Depilação definitiva (epilação)

Cada vez mais pessoas começam a optar pelos métodos de depilação definitiva. Desta forma, os pelos deixam de ser uma preocupação, quer seja verão ou inverno! Embora haja sempre alguns pelos que insistem em voltar, eles voltam mais fracos e mais escassos. O sucesso e a rapidez com que o método produz resultados depende também do tipo de pele e de pêlo de cada pessoa. Esta pode ser uma opção um pouco mais dispendiosa, mas, devido aos resultados que se conseguem obter, poderá compensar o investimento.

Neste caso, estão disponíveis duas opções: o laser e a luz pulsada. Ambos os métodos atuam directamente na raiz do pêlo, destruindo-os através da luz captada pela melanina. A diferença está no tipo e intensidade de energia utilizada.

Ao optar por estes métodos, é essencial que se dirija a profissionais qualificados, que o ajudem a escolher a técnica mais adequada ao seu tipo de pêlo e de pele, para não correr riscos desnecessários, uma vez que as técnicas desadequadas ou mal aplicadas poderão provocar queimaduras e manchas nas zonas tratadas.

Para quem tem interesse por esta área da depilação, do ponto de vista profissional, as nossas escolas disponibilizam opções de formação, com acesso a certificação, que garantem as competências necessárias para o efeito. Estas formações e as competências adquiridas vão permitir exercer atividade nos mais variados espaços que oferecem os serviços de depilação: gabinetes de estética, clinicas de estética ou especializadas na remoção do pêlo, formação, etc. Consulte-nos em www.cen.pt e saiba mais!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *