Formação profissional – quais são as opções?

Estamos mais uma vez naquela altura do ano em que muitos jovens tem de tomar importantes decisões sobre o seu futuro – que caminhos seguir, que opções tomar em relação aos estudos para o próximo ano, por que área optar?…

Não são questões de fácil resolução, num mundo em que as opções são tantas e tão variadas e em que a pressão em escolher uma profissão que seja segura, que garanta uma boa remuneração, que traga prestigio, nem sempre facilita as escolhas.

Há, no entanto, um fator que é importante ter sempre em conta: ao escolher uma área de estudo que conduza a uma carreira que se vai seguir pela vida fora, é melhor que se escolha algo que realmente possa trazer satisfação profissional e pessoal, dado que o trabalho que fazemos, o emprego que nos faz levantar todos os dias da cama, com ou sem vontade, nos obriga a cumprir horários e compromissos, vai ocupar uma parte demasiado importante dos nossos dias, dos nossos anos, da nossa vida, para não ser exatamente aquilo que queremos fazer!

É claro que, ao longo da vida, podemos sempre mudar de rumo muitas vezes, se o que escolhemos inicialmente não resultou, ninguém deve ser obrigado a manter uma profissão que não nos dá aquilo que é importante para nós, o que, dependendo de cada um, pode ser a realização profissional/pessoal, ou o dinheiro, ou a independência, ou outra coisa qualquer.

Com tanta informação e tanta formação ao nosso dispor hoje em dia, por muito difícil que seja escolher um caminho, em algum momento será necessário fazer uma opção, por isso, porque não pesquisar através dos meios disponíveis, a Internet, nomeadamente? E porque não falar com as pessoas que exercem as profissões que eventualmente possam ser interessantes, saber da sua experiência, conhecer através dessas pessoas o que pode ser negativo ou positivo nessa profissão. Quem sabe até, acompanhar um pouco do trabalho dessas pessoas, se possível.

E, na hora de escolher uma escola/faculdade, é muito importante verificar que, no que diz respeito à formação que se procura, ela tem todos os reconhecimentos legais e cumpre com as regulamentações para essa área. A opção por formação devidamente certificada, em escolas devidamente reconhecidas pelas entidades que tutelam as suas áreas de influência, é a escolha mais segura de garantir não só os documentos legais que comprovam a formação obtida, mas também o reconhecimento e aceitação no mercado de trabalho.

Para quem opta pela via da formação profissional, que se caracteriza por uma ligação muito mais estreita com o mundo profissional do que a via do ensino superior, de uma forma geral, e em que se valorizam e desenvolvem uma série de competências com vista ao exercício de uma profissão especifica, aconselha-se uma consulta ao Catálogo Nacional de Qualificações. Este catálogo está disponível no site da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP, uma instituição pública, que coordena as politicas de formação para jovens e adultos no nosso país, e aí se pode encontrar uma extensa lista de opções em termos de saídas profissionais com enquadramento legal, em todas as áreas possíveis. O catálogo inclui muita informação importante, tais como os requisitos de acesso às diversas formações, os seus conteúdos programáticos, cargas horárias, etc.

Outra referência importante para quem procura formação profissional é a DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, a qual “tem por missão apoiar a conceção das políticas relativas ao emprego, formação profissional, certificação de entidades formadoras, regulação do acesso a profissões e às relações laborais e condições de trabalho”, entre outras.

Através da ANQEP e da DGERT é possível saber quais as escolas/entidades que estão registadas e certificadas para desenvolver formação de qualificação de acordo com o Sistema Nacional de Qualificações, o que deverá ser sempre o ponto de partida para a escolha de uma escola/formação.

A Escola CEN oferece formação na área de Cabeleireiro e Estética, obedecendo a exigentes critérios de qualidade, que têm vindo a ser trabalhados ao longo de 3 décadas de experiência, em que foi sendo sempre reconhecida pelas entidades que ao longo desses anos foram tutelando estas áreas especificamente, desde o Ministério da Educação, ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (em tempos passados), a Delegação Regional da Madeira (no caso da escola do Funchal) a DGERT e a ANQEP.

Se a sua opção em termos de carreira seguir pela via da formação profissional, já sabe onde pode fazer as suas pesquisas e, já sabe também, opte pela formação certificada e reconhecida!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *