Aloé Vera – uma planta para ter em casa

O Aloé Vera faz hoje parte da composição dos mais variados produtos, de tal forma que quase todos nós temos Aloé Vera em casa, mesmo que não seja no jardim…

Usado desde a Antiguidade pelas suas propriedades medicinais, o aloés, uma planta suculenta semelhante a um cato, com as suas folhas carnudas de bordos espinhosos e as suas flores vermelhas ou amarelas, terá tido a sua origem em Africa, mas expandiu-se por quase todos os continentes, possivelmente pela mão do Homem. Em climas tropicais, cresce de forma selvagem, pois não necessita de muita água, não se dando tão bem em climas mais frios e caracterizados por queda de neve. É cultivado em muitas zonas para fins agrícolas ou medicinais, mas também e apenas para fins decorativos, quer seja em jardins no exterior ou em vasos dentro de casa.

Na verdade, existem mais de duas centenas de espécies de aloés, mas a mais comum e utilizada é o Aloe Barbadensis, ou Aloé Vera, como é conhecida.

São duas as substâncias que habitualmente se extraem das folhas do Aloé Vera: o azebre (ou seiva) e o gel. O azebre, usado nas dosagens adequadas, pode facilitar a digestão ou atuar como laxante, mas é o gel que, na verdade, é o mais utilizado, devido à sua riqueza de enzimas, minerais, aminoácidos, vitaminas do complexo B e polissacáridos, entre outros.

Por esta razão, e pelos benefícios que pode aportar, o gel de Aloé Vera pode ser usado em preparações caseiras, mas é já também um dos ingredientes privilegiados pela indústria cosmética, farmacêutica e alimentar. Nas prateleiras do supermercado encontramos sumos, iogurtes, sobremesas e outros alimentos que têm como ingrediente de destaque o Aloé Vera; nas farmácias encontramos cremes e loções de aplicação tópica à base deste mesmo ingrediente. As suas propriedades nutritivas, anti-inflamatórias, regeneradoras e cicatrizantes são, pois, largamente reconhecidas, sendo utilizado com elevado sucesso no tratamento de lesões da pele, nomeadamente feridas e queimaduras. Na área da cosmética, os extratos de Aloé Vera estão presentes em diversos produtos para a pele, cabelo e unhas, em loções, cremes hidratantes e protetores solares (aliás, reza a lenda que Cleópatra se protegia do intenso sol egípcio com o gel extraído do aloés). Para além de revitalizar a pele, este componente utilizado neste tipo de produtos, tem o poder de lhe conferir resistência e suavizar cicatrizes e estrias. E aqui temos mais uma substância absolutamente natural, extraída de uma planta comum, mas extremamente útil, que pode fazer muito pelo nosso organismo e pela nossa pele.

Descubra-a na NaturE Pro de ANDREA VALOMO, por exemplo e certifique-se dos seus benefícios.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *