Tratar o corpo e relaxar a mente no SPA…

By 0 , , , Link 0

 

Nos tempos que correm, muitos de nós suspiram frequentemente por uma relaxante sessão num SPA, esse pequeno grande luxo, que promete reequilibrar o nosso corpo e o nosso espírito, reconciliando-nos com a vida e com o ritmo acelerado dos nossos dias, enquanto usufruímos de momentos de prazer e indulgência. Ao mesmo tempo, queremos manter o nosso corpo em forma, manter uma silhueta firme e definida e preservar a juventude e suavidade da pele. E esses espaços, vulgarmente chamados de SPA, são realmente capazes de nos proporcionar tudo isso.

Há quem defenda que esta denominação, SPA, constitui um acrónimo da expressão latina salus per aquam, que significa “saúde pela água”, mas é mais provável que ela tenha tido origem numa conhecida estância termal situada precisamente em Spa, localidade da província de Liège, na Bélgica.

Inicialmente relacionado com espaços onde se recorria às águas termais (termas) para cuidar da saúde, o termo SPA acabou por vir a aplicar-se a espaços que cuidam também da beleza e onde se desenvolvem actividades de lazer e bem-estar, não obrigatoriamente associados a estâncias termais.

No entanto, a origem dos SPA’s (o conceito) remonta verdadeiramente à Antiguidade Clássica e às famosas termas romanas. Já nesta época, as termas, que se desenvolviam em volta de nascentes naturais de água quente ou dotadas de alguma propriedade curativa, razão pela qual começaram a ser exploradas e procuradas por pessoas com problemas de saúde (deficiência de ferro, dificuldades respiratórias, etc.), começaram também a ser utilizadas como espaços de relaxamento e socialização. Os romanos desenvolveram técnicas para o aquecimento da água e “transportaram” as termas para dentro das cidades e aí, de facto, a perspectiva terapêutica desses espaços passou para segundo plano.

Ao longo dos tempos, em outras áreas geográficas foram sendo fundadas estâncias termais que procuravam tirar o melhor partido das águas de nascente e no Séc. XIX, início do Séc. XX, as idas às estâncias, para usufruir das suas propriedades medicinais, eram muito populares.

Já perto dos finais do Séc. XX, o termo SPA ganhou também muita popularidade, sendo aplicado a espaços onde se recorria à água para realizar tratamentos, através de vapores ou infusões, que eram habitualmente complementados com massagens e acompanhamento médico (consultas de nutrição, por exemplo). A partir daí, o desenvolvimento destes espaços foi notório e deu lugar a diversas categorias de SPAS, conforme o tipo de serviços que oferecem: SPA termal, SPA médico, SPA de hotel, SPA de resort, SPA de ginásio…

No nosso país, onde a tradição das termas é forte também, o SPA de hotel é um dos mais comuns, tendo começado por se notabilizar nas estâncias turísticas do Algarve e alargando-se daí a outros pontos do país. Muitos destes SPA’s recorrem ainda às águas termais e oferecem em simultâneo serviços de massagem e estética, onde a área corporal assume grande relevo.

Mas, temos já também à nossa disposição outro tipo de estabelecimentos, os chamados SPA’s urbanos, nas cidades como o próprio nome indica, onde podemos usufruir de alguns pacotes de serviços mais ligeiros, com massagens e tratamentos de estética, mais vocacionados para proporcionar bem-estar a quem vive a vida louca das cidades e não dispõe de tempo para se deslocar aos grandes SPA’s termais. Desta forma, as sessões de SPA, consideradas quase um luxo em alguns espaços, tornaram-se acessíveis a um número mais vasto de pessoas.

Por ser um segmento hoje em dia tão especial e importante, as grandes marcas de cosmética já disponibilizam linhas de produtos especialmente concebidas para proporcionar essas sensações de luxo e serenidade, próprias dos ambientes de SPA. Estes são produtos especialmente delicados e sensoriais, com texturas suaves e aromas requintados, destinados não só a promover o relaxamento do corpo e do espírito, mas também a tratar eficazmente a pele e aqueles pequenos problemas corporais que interferem com a nossa silhueta.

A gama BABOR SPA é uma dessas linhas de produtos, que proporciona resultados visíveis no aspeto da pele e no bem-estar geral do organismo, promovendo uma experiência SPA holística e luxuriante ao corpo e à mente. Saiba mais em BABOR.com.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *