O cânhamo e as suas múltiplas aplicações

O cânhamo é uma das variedades da planta Cannabis, conhecida muitas vezes não pelas melhores razões. No entanto, a verdade é que se trata de uma planta com múltiplas aplicações, nomeadamente na indústria têxtil (linho de cânhamo), na indústria de papel (1 hectare de cânhamo produz o mesmo que 4 hectares de eucaliptos), na produção de alimentos (temperos, margarinas, flocos de cereais e forragens para animais, no fabrico de óleos, resinas e cerveja, entre outras. Em terras lusas, o cultivo iniciou-se no século XVII, para uso como matéria-prima na preparação de cabos e velas nas embarcações portuguesas.
Assim, esta espécie de planta, originária da Ásia, é cultivada em todo o mundo, com as mais diversas finalidades: para extração das suas fibras, das suas sementes e óleo ou para a transformação em marijuana, tratando-se, neste caso, já de uma atividade ilegal. O que distingue as duas vertentes, a legalidade da ilegalidade, tem a ver com a concentração  de Tetrahidrocanabinol (THC), uma substância psicoativa que se encontra nas plantas da espécie cannabis e lhe confere (mediante concentrações mais elevadas) os efeitos procurados por quem a utiliza para fins recreativos…

Na nossa área, interessam-nos particularmente as aplicações possíveis para o óleo de canhâmo. O óleo de cânhamo, extraído da semente da cannabis ruderalis, é rico em ácidos gordos insaturados, nomeadamente 56% de ómega 6 e 20% de ómega 3, pelo que os seus benefícios na indústria cosmética são vastos ao nível da nutrição, hidratação, proteção e regeneração da pele, sendo usado como base para cremes, champô e óleos hidratantes.

As suas propriedades hidratantes são aproveitadas para corrigir descamação e desidratação da pele; o seu elevado teor de antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento cutâneo e, além disso, é usado pelo efeito que exerce como anti-inflamatório, reparador e cicatrizante, sendo extremamente útil no tratamento de acne, eczemas e psoríase.

Entre as nossas gamas de produtos, na marca ANDREA VALOMO, poderemos agora usufruir dos seus benefícios através da nova linha CORE FOR MEN, cujos produtos incluem como ativo transversal das suas fórmulas este óleo tão especial.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *