Tem noção dos malefícios do tabaco para a sua beleza?

Celebrou-se na passada semana, no dia 26 mais precisamente, o Dia Europeu do Ex-Fumador. Sabemos o quanto é difícil tomar esta decisão de deixar o tabaco; quase todos somos ou já fomos testemunhas da luta de algum ex-fumador, dia após dia, para se manter firme na sua decisão e, por isso mesmo, concordamos que é digno de nota todo aquele que toma essa decisão e consegue colocá-la, efetivamente, em prática.

Assim, e se isso pode ajudar de alguma forma, gostaríamos de aqui recordar o que ganha cada pessoa, quando decide deixar de fumar.

Em primeiro lugar, e de uma forma geral, melhora a sua saúde e a saúde daqueles que o rodeiam: o risco de morte prematura diminui e a esperança de vida aumenta, diminui a probabilidade de sofrer de doenças cardiovasculares e o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), diminui o risco de contrair diversos tipos de cancro, diminui o risco de contrair infecções respiratórias… Entre muitas outras complicações que se poderiam mencionar.

No entanto, estes são riscos já sobejamente conhecidos e dos quais falarão muito melhor os médicos. Nós, por outro lado, gostaríamos de referir os benefícios obtidos pelo ex-fumador, do ponto de vista daquilo que motiva o nosso blog: a estética e a beleza, sempre em estreita relação com a saúde, claro!

E a verdade é que o tabaco tem um efeito determinante sobre a apresentação estética e a beleza da pele do fumador(a). Para começar, o tabaco participa na destruição das fibras de colagénio e elastina que são a base de sustentação da pele (conferindo-lhe flexibilidade e elasticidade), contribuindo, portanto, para o envelhecimento precoce e para a formação de rugas. O fumo, por outro lado, que contem radicais livres (moléculas instáveis que provocam alterações celulares), vai promover processos de oxidação ao nível da pele, que contribuirão para a sua vulnerabilidade e perda de defesas. Desta forma, e para além das rugas acrescidas, a pele torna-se baça e sem vitalidade, para além de adquirir um tom amarelado, devido à nicotina. O cabelo do fumador(a) passa pelas mesmas dificuldades, tornando-se seco e perdendo igualmente o seu brilho.

Assim sendo, quando se abandona o tabaco a pele poderá retomar o fôlego, recuperando aos poucos o seu aspeto saudável e oxigenado e desacelerando o processo de envelhecimento, e o cabelo poderá recuperar, igualmente, a sua vitalidade.

Outro aspeto estético que será sem dúvida melhorado, e que é tão importante no dia-a-dia de todos nós, será o dos dentes e boca – os primeiros a serem beneficiados quando se deixa de fumar. Para além do hálito, normalmente desagradável de um fumador, a boca tende a torna-se descolorada e os dentes ficam manchados, enquanto as gengivas ficam secas e sem brilho, devido à fraca oxigenação e circulação sanguínea. Quando os cigarros são postos de lado, o hálito melhora praticamente de imediato e, com uma boa manutenção, os dentes e a boca vão recuperando o seu brilho e o seu colorido.

Esperamos que estas breves notas possam servir de motivação para que alguns fumadores se libertem do hábito do tabaco e deixem a sua beleza sobressair!

E, já agora, só para terminar, e porque não deixa de ser importante, pensemos no dinheiro que se pode poupar e se poderá investir em alguma outra coisa que dê prazer e faça melhor à saúde… uma bela sessão num SPA, por exemplo!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *