Coenzima Q10 – o que faz por nós?

By 0 , Link 0

 

Ouvimos muitas vezes falar em Q10, ou cosméticos com Q10, e tendemos a pensar que se trata de um ingrediente que, de alguma forma, podemos apenas adquirir ou obter através dos cosméticos. E é verdade que podemos obtê-la através de cosméticos e também a partir de certos alimentos, no entanto, Q10 é uma substância, mais concretamente uma coenzima (ou ainda, o equivalente a um nutriente vitamínico), que é produzida pelo nosso próprio organismo.

Em condições normais, esta coenzima é produzida em quantidade suficiente pelo nosso organismo até por volta dos 20 anos, encontrando-se em todos os tecidos do nosso corpo, mas predominando no coração, no fígado, no pâncreas, nos rins e nos músculos. A partir dessa idade, a sua produção vai diminuindo e é então que poderemos ter de recorrer a fontes externas para a obter.

Dado que se trata de uma substância que desempenha a sua função ao nível do metabolismo energético e tem também um papel antioxidante e protector do ADN celular, face ao ataque dos radicais livres, a carência desta coenzima vai estar associada à fadiga e falta de força muscular e também ao stress oxidativo, que tem como efeito o envelhecimento precoce, além de outros sinais da idade, nomeadamente a perda de firmeza e elasticidade da pele.

Ao nível da alimentação, podemos ir buscar a coenzima Q10 a alimentos como as carnes de frango, bovinos e suínos, aos peixes, nomeadamente a cavala e a sardinha, aos legumes, como os brócolos ou os espinafres, ou ainda às nozes, ao amendoim, aos grãos de soja e pistácio. Os seus efeitos vão beneficiar não só o funcionamento do organismo, proporcionando-lhe mais energia, mas também o estado da pele e do cabelo, conferindo-lhes um aspeto mais saudável, pela sua acção antioxidante

A partir dos 25/30 anos, o aporte desta coenzima à pele, especificamente, vai permitir atuar nas camadas mais profundas, diminuindo as marcas de expressão e até a profundidade das rugas e da flacidez, revitalizando os tecidos. Além disso, ela oferece ainda um efeito anti-inflamatório importante, que poderá beneficiar alguns estados da pele.

Sente que a sua pele corre o risco de estar a perder vitalidade?… Fale com a sua esteticista ANDREA VALOMO e saiba como oferecer-lhe um suplemento de Q10.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *