Massagem geotermal – harmoniza corpo, mente e alma

A terapia de massagem geotermal nasceu no oriente há aproximadamente dois mil anos. A utilização de pedras quentes ou frias para fins terapêuticos foi utilizada, ao longo dos tempos, em diversas civilizações ancestrais, entre elas a egípcia, e aquelas da India e China.

Os monges tibetanos recorrem a esta terapêutica especialmente nas épocas em que realizam longos períodos de jejum. As pedras quentes são colocadas sobre o estômago e abdómen, proporcionando uma sensação de saciedade e diminuindo a fome e a ansiedade, aliviando gastrites e aumentando a energia vital do organismo.

Entre outros benefícios, podemos ainda mencionar os seus efeitos ao nível do aumento da circulação sanguínea e linfática, do metabolismo celular e da flexibilidade do tecido muscular e ao nível do alívio da dor e do stress.

Na massagem geotermal são utilizadas pedras quentes, frias ou semipreciosas, que vão atuar como veículo de aplicação seletiva de diferentes temperaturas sobre o organismo, de forma a ajudar a revitalizar e reenergizar. Como técnicas complementares podemos associar-lhe a aromaterapia, a termoterapia, a cromoterapia, a cristaloterapia, a reflexologia, entre outras. A massagem geotermal enquadra-se nas terapias holísticas, uma vez que proporciona harmonia entre corpo, mente e alma.

As pedras mais utilizadas são os basaltos, seixos, ónix, ágatas, quartzo e mármore, entre outras, com tamanhos, formas e composição especificamente escolhidas. Podem ser formadas por substâncias como: ortóclase, piroxénio, feldspato de plagióclase e silicatos vitrificados, augite, ferro e constituintes de magnésio. Aquelas que conseguem manter o calor por mais tempo são as pedras mais utilizadas nas terapias, como é o caso das rochas vulcânicas, como o basalto.

O basalto tem origem na solidificação do magma à superfície, através das erupções vulcânicas. Por sua vez, o mármore, formado através de calcário, que deve conter carbonato de cálcio puro, ou mais de 90%, é uma rocha metamórfica que vem de detritos do fundo do mar. Hoje em dia, com as mudanças que ocorreram no globo terrestre ao longo de milhões de anos, o mármore pode ser encontrado em terra firme. Caracteriza-se por ser uma pedra fria e é utilizado para terapias de pedras frias. Os seixos de rios, quando aquecidos, também retêm a temperatura por algum tempo, e apresentam uma ótima textura tanto para o terapeuta como para o cliente. A textura é, de facto, uma característica importante e comum a todas estas pedras, pois ao serem extremamente macias, podem deslizar suavemente sobre a pele do cliente, sem causarem atrito ou desconforto.

Quer saber mais sobre esta terapia tão relaxante, que se enquadra também nas massagens de SPA? Consulte as nossas Escolas em www.cen.pt.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *