A idade é um posto, sim senhores!

Com o aumento da esperança média de vida humana, criaram-se novas necessidades na sociedade, nomeadamente ao nível do apoio aos mais idosos. Este prolongar da vida, na verdade, só faz sentido se ela for vivida com bem-estar e a idade não deve impedir que se aproveite o tempo com qualidade.

Até há uns anos atrás, os mais idosos não exigiam mais do que os cuidados de saúde necessários e o acompanhamento na medida das suas dificuldades, mas, hoje em dia, tendo em conta que enquanto pessoas ativas adquiriram determinados hábitos de vida e cuidados consigo próprios, ao chegarem a uma idade mais avançada, ainda com energia e saúde para tal, é natural que desejem manter e preservar esses hábitos. E a sociedade, as instituições, as famílias, devem estar preparadas para os incentivar.

Fazem falta, portanto, profissionais com formação especializada que sejam capazes de proporcionar os cuidados a idosos, não só do ponto de vista da saúde, mas também de um ponto de vista mais lúdico e de valorização pessoal, com cuidados básicos de beleza, por exemplo. Ou seja, abre-se nesta altura espaço para uma nova “versão” dos profissionais de cuidados geriátricos.

Esses profissionais deverão ser capazes de conhecer as características do envelhecimento, aplicar os cuidados básicos aos idosos, de acordo com as suas condições de saúde e mobilidade, saber como atuar perante as diversas situações que possam ocorrer, fomentar a mobilidade, com jogos ou exercícios que sejam adequados às diversas condições do idoso e, ao mesmo tempo, ter capacidade para aplicar alguns cuidados de beleza, dentro da área da estética ou mesmo de cabeleireiro.

Se pensarmos bem, este tipo de conhecimento é de extrema utilidade para todos nós. Se, por um lado, é útil para fins profissionais, eventualmente para quem já trabalhe na área e queira desenvolver mais competências, ou para quem considere optar por uma profissão em lares ou centros de dia ou acolhimento, por outro lado é o tipo de conhecimento que nos pode servir mesmo na vida pessoal, pois em todas as famílias, mais dia, menos dia, haverá uma pessoa mais velha a precisar do nosso apoio e do nosso auxílio.

Fale com as Escolas CEN e saiba mais sobre esta nova opção de formação ou opção profissional.

2 Comments
  • Rosália Pinho
    Setembro 16, 2017

    Bom dia,
    Gostaria de receber informações sobre formação profissional de geriatria, visto ser uma área que há muito me cativa.
    Obrigada,
    Rosália Pinho

  • CEN
    Setembro 26, 2017

    Cara Rosália Pinho,
    bom dia.
    Aguardamos a indicação do seu endereço de e-mail ou número de telefone, bem como indicação de escola da sua preferência (Lisboa, Porto ou Funchal), para lhe enviarmos a informação sobre o curso.
    Obrigado. CEN

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *