Como a pele se vai alterando ao longo dos anos

O envelhecimento da pele é um processo dinâmico e inevitável, por um lado (a idade celular é programada geneticamente), por outro lado, é também um processo controlável, se considerarmos a exposição crónica a agressores ambientais.

A nível facial, o envelhecimento deve-se não só às alterações nas diferentes camadas da pele, como também às alterações nos restantes tecidos envolventes. A acumulação ou perda de tecido adiposo, bem como a perda da densidade óssea, levam a uma perda geral do volume facial, contribuindo deste modo para a aparência geral do rosto.

Ao longo dos anos, a pele vai perdendo a sua estrutura e propriedades, nomeadamente a perdem-se constituintes importantes como o colagénio, elastina e ácido hialurónico, o que a torna menos extensível e menos elástica. O fator modulus elástico (capacidade de algo se deformar elasticamente, após aplicação de uma força) é uma das propriedades da pele, que também aumenta com a idade cerca de 30% – isto quer dizer que a pele perde cerca de 30% da sua elasticidade.

No rosto, os vincos (ou linhas) surgem com a deformação da pele (ex.: contração muscular), mas tendem a desaparecer, salvo se a deformação for contínua e aliada a uma maior fragilidade na pele, caso em que estes vincos se mantêm e evoluem para rugas. Com o tempo, as rugas tornam-se mais profundas e pronunciadas, evoluindo para sulcos.

As linhas ou rugas de expressão, são rugas dinâmicas, particularmente relevantes para o rosto pela manifestação das expressões faciais, que levam a uma constante contração muscular. À medida que a idade avança, estas rugas dinâmicas tornam-se permanentes, evoluindo para rugas estacionárias e, mais tarde, para sulcos mais profundos. A textura da pele torna-se mais rugosa e acidentada e com os poros mais dilatados, quanto maior a profundidade e número de rugas e sulcos.

Tendo em conta todas as alterações observadas na pele, decorrentes do envelhecimento cutâneo, a cosmética profissional tem vindo a procurar soluções adequadas. A nova linha Doctor Babor Lifting Cellular constitui uma solução, sem necessidade de recurso a cirurgias, que permite preencher os lábios e as maçãs do rosto e corrigir e preencher eficazmente as rugas, para um verdadeiro efeito lifting e rejuvenescedor.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *